Entrevista com o historiador Hilário Franco Júnior no podcast da revista Quatro Cinco Um

Está no ar o 66º episódio do 451 MHz, o podcast da revista dos livros. Será que estamos vivendo uma distopia no mundo de hoje? E qual seria a utopia dos dias atuais? O que é utopia para alguém pode ser a distopia para outro? Essas e outras questões são tratadas pelo historiador Hilário Franco Júnior, autor de Em busca do paraíso perdido: as utopias medievais (Editora Ateliê e Editora Mnema), e pela escritora Luisa Geisler, uma das autoras de Corpos secos. O episódio procura abarcar a visão desses temas tanto do ponto de vista histórico quanto literário. Acesse aqui e ouça a entrevista.

Sobre a obra:
Desde meados do século passado ampliaram-se muito nossos conhecimentos sobre a Idade Média, na qual se reconhece a matriz da civilização ocidental cristã. Mas ainda subsistem múltiplas facetas interessantes a explorar, uma delas a produção utópica da época, que a historiografia tende a negar.

De um lado, argumenta-se não ser possível falar em utopia antes de Tomás More ter criado a palavra, no começo do século XVI. De outro lado, afirma-se que as pessoas da Idade Média pensavam demais na perfeição do Além para poderem imaginar uma sociedade perfeita nesta vida.

Deixe uma resposta