Dia do Geógrafo: uma homenagem a Aziz Ab’Sáber

O Dia do Geógrafo é comemorado anualmente em 29 de maio. A escolha da data é uma homenagem à criação do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 29 de maio de 1936, quando passou a ser instituído o Instituto Nacional de Estatística (INE). A Ateliê Editorial presta uma homenagem a um dos maiores pesquisadores e professores da área: Aziz Ab’Sáber.

Aziz Ab’Sáber

Aziz Ab’Sáber foi um dos mais importantes nomes das ciências no Brasil. Sua extensa obra é resultado de trabalhos de campo feitos no país todo. Essas pesquisas contribuíram para diversas áreas do saber, como a geografia, a geo­logia e a arqueologia. Destaca-se sua produção acadêmica sobre meio ambiente, que o tornou a maior autoridade em ecologia no país. Foi ainda professor titular do Departamento de Geografia da USP e membro do Instituto de Estudos Avançados da mesma universidade. 

Conheça as obras do autor na editora:

O professor e geógrafo Aziz Ab’Sáber foi um dos pesquisadores brasileiros mais dedicados à compreensão espacial e territorial do país. Essa é a condição, segundo ele, para que os espaços não sejam usados inadequadamente, em benefício de poucos e em detrimento das gerações futuras. Este livro trata das características e potencialidades das grandes paisagens que compõem o mosaico ecológico brasileiro. Constitui rico material para as necessidades teóricas e práticas de planejadores, professores e alunos. (CONFIRA AQUI).

277

Este volume aborda duas paisagens brasileiras ricas em biodiversidade e beleza natural. A primeira delas é o pantanal mato-grossense, analisado em detalhes na primeira parte do livro. A segunda parte, por sua vez, contém uma síntese dos elementos geomorfológicos de nossa extensa região litorânea. Os textos aqui reunidos, de leitura universitária, têm uma linguagem concisa e atual. Imagens de satélite, mapas e encartes ilustram a obra. (CONFIRA AQUI).

Deixe uma resposta