Dia do Samba, uma homenagem a Paulinho da Viola

Em 2 de dezembro é celebrado o Dia Nacional do Samba e a Ateliê Editorial homenageia este gênero musical tão importante para a cultura com indicação de duas obras sobre o trabalho de um dos maiores sambistas do país: Paulinho da Viola.

O trabalho de Paulinho da Viola hoje é visto como um elo entre diversas tradições populares como o samba, o carnaval e o choro, além de suas incursões em composições para violão e peças de vanguarda. Um dos maiores representantes do samba e herdeiro do legado de músicos como Cartola, Candeia e Nelson Cavaquinho mostra que está sempre se renovando e produzindo sem abandonar seus princípios e valores estéticos.

Paulinho da Viola e o Elogio do Amor (CLIQUE AQUI)

Ensaiando a Canção – Paulinho da Viola e Outros Escritos (CLIQUE AQUI)

Eliete Negreiros nasceu em São Paulo em 1951. Fez licenciatura e mestrado em Filosofia na USP e é cantora de música popular brasileira. Com seu disco de estreia, Outros Sons (1982), produzido por Arrigo Barnabé, ganhou o prêmio APCA como cantora revelação. Depois vieram Ângulos – Tudo Está Dito (1986), Canção Brasileira – Nossa Bela Alma (1992), com o qual ganhou o prêmio APCA de melhor cantora de música popular, e 16 Canções de Tamanha Ingenuidade (1996). Fez doutorado em filosofia sobre as canções de Paulinho da Viola.

Deixe uma resposta