Bate-papo com Jaa Torrano: Sófocles, entre deuses e homens

O tradutor e professor Jaa Torrano participa, nesta quinta-feira, 8 de dezembro, de uma conversa virtual no canal do Youtube Rafael Silva. O bate-papo começa às 17h, no link abaixo.

Na descrição do vídeo em que acontecerá o bate-papo, Rafael aponta: “Figura fundamental na história dos Estudos Clássicos no Brasil, Jaa Torrano é conhecido por suas atividades como estudioso e professor de grego antigo na USP, além de tradutor das obras de Hesíodo, Ésquilo e outros nomes da Antiguidade”. E completa: “Em nosso bate-papo, vamos abordar aspectos de seu trabalho não contemplados em entrevistas anteriores, aproveitando para enfatizar sua compreensão das obras de Sófocles, cujas traduções ele tem publicado em edições muito bem cuidadas recentemente (numa parceria entre as editoras Mnema e Ateliê Editorial). Destacaremos a coerência de um caminho poético que tem recriado em língua portuguesa o alto teor de beleza e sacralidade dos textos gregos antigos”.

Em seu perfil no Instagram (clique aqui), Rafael também fará um sorteio dos exemplares de Ájax e As Traquínias.

José Antonio Alves Torrano (Jaa Torrano) fez a graduação (1971-74) em Letras Clássicas (Português Latim e Grego) na Universidade de São Paulo, onde começou a lecionar Língua e Literatura Grega como auxiliar de ensino na Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas em 1975. No Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade São Paulo defendeu o mestrado em 1980 com a dissertação “O Mundo como Função de Musas”, o doutorado em 1987 com a tese “O Sentido de Zeus: o Mito do Mundo e o Modo Mítico de Ser no Mundo”, a livre-docência em 2001 com a tese “A Dialética Trágica na Oresteia de Ésquilo” e desde 2006 é professor titular de língua e  literatura grega.

Em 2000 foi professor visitante na Universidade de Aveiro (PT). Como bolsista pesquisador do CNPq traduziu e estudou todas as tragédias supérstites de Ésquilo, Sófocles e Eurípides. Publicou os livros: 1) de poesia: A Esfera e os Dias (Annablume, 2009), Divino Gibi: Crítica da Razão Sapiencial (Annablume, 2017); 2) de ensaios: O Sentido de Zeus: o Mito do Mundo e o Modo Mítico de Ser no Mundo (Roswitha Kempf, 1988/ Iluminuras, 1996), O Pensamento Mítico no Horizonte de Platão (Annablume, 2013), Mitos e Imagens Míticas (Córrego, 2019); e 3) de estudos e traduções: [Hesíodo] Teogonia a Origem dos Deuses (Roswitha Kempf, 1980/Iluminuras, 1991), [Ésquilo] Prometeu Prisioneiro (Roswitha Kempf, 1985), [Eurípides] Medeia (Hucitec, 1991), [Eurípides] Bacas (Hucitec, 1995), [Ésquilo] Oresteia: I Agamêmnon, II Coéforas, III Eumênides (Iluminuras, 2004), [Ésquilo] Tragédias: Os Persas, Os Sete contra Tebas, As Suplicantes, Prometeu Cadeeiro (Iluminuras, 2009), [Eurípides] Teatro Completo (e-book, 3 vols. Iluminuras, 2015, 2016, 2018), [Platão] (com Irley Franco) O Banquete (PUC-Rio/Loyola, 2021), [Sófocles] Tragédias Completas: I Ájax, II As Traquínias (Ateliê, 2022). Além disso, publicou estudos sobre literatura grega clássica em livros e periódicos especializados. A publicar: Solidão Só Há de Sófocles (poemas) pela Ateliê Editorial.

Confira as obras do autor na Ateliê Editorial: clique aqui

Deixe uma resposta