Os agraciados do III Prêmio Amigo do Livro

Homenagens: da esq. para dir. – Marcello Rollemberg (Jornal da USP), Cida Saldanha e Alexandre Martins Fontes

No dia 24 de março, na Livraria João Alexandre Barbosa – Edusp, aconteceu a terceira edição do Prêmio Amigo do Livro. As personalidades agraciadas foram Cida Saldanha (Livraria da Vila), Alexandre Martins Fontes (Livraria Martins Fontes) e Jornal da USP. O prêmio é uma realização da revista Livro, editada pelo Núcleo de Estudos do Livro e da Edição (NELE), e homenageia profissionais que contribuem para o desenvolvimento do livro e da editoração no Brasil. A cerimônia foi conduzida por Carlos Gustavo Araújo do Carmo e contou com as participações dos editores da LIVRO Marisa Midori Deaecto e Plinio Martins Filho.

Amigos e Livros são raros. É preciso cultivá-los, reconhecer suas idiossincrasias, seus silêncios, suas manifestações efusivas e, principalmente, seus espaços. O Prêmio Amigo do Livro se destina a essas pessoas raras que permitiram aos livros entrar em suas vidas, construindo por meio deles seus sonhos, seus trabalhos e seus laços de amizade.

Livro – a Revista é uma publicação do NELE (Núcleo de Estudos do Livro e da Edição), da USP, juntamente com a Ateliê Editorial. É um fórum aberto à reflexão, ao debate e à difusão de pesquisas que tem na palavra impressa seu objeto principal.

Agraciados na terceira edição do Prêmio Amigo do Livro 2021

O escritor e tradutor Ubiratan Machado, que recebeu o prêmio em 2019, condecorou Cida Saldanha. O artista gráfico Gustavo Piqueira, também vencedor em 2019, homenageou Alexandre Martins Fontes. O editor e professor Plinio Martins Filho agraciou Marcello Rollemberg, editor-chefe do Jornal da USP.

CIDA SALDANHA – Livreira há mais de 35 anos e há quase três décadas na tradicional Livraria da Vila, da rua Fradique Coutinho, em Pinheiros.

ALEXANDRE MARTINS FONTES – Editora e Livraria Martins Fontes.

JORNAL DA USP (representado por Marcello Rollemberg – editor-chefe do periódico) – Mais antiga publicação jornalística universitária do Brasil, publicado há mais de 35 anos.

CONFIRA FOTOS DO EVENTO:

Agraciados nas edições anteriores

2018

Claudio Giordano:
Editor, escritor e tradutor, criador da Oficina de Livros Rubens Borba de Moraes.

Ricardo Assis:
Designer e proprietário da Negrito Editorial

Leonardo Guimarães Ferreira:
proprietário da Lis Gráfica.

Maria Arminda do Nascimento Arruda:
Socióloga, escritora, ex-diretora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), ex-Pró-Reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP e vice-reitora da USP.

2019

Gustavo Piqueira:
Artista gráfico, escritor, designer e pesquisador com mais de 40 livros publicados, nos quais mistura livremente texto e imagem, ficção e não ficção, design, história e tudo mais que encontrar pelo caminho

Ubiratan Machado:
carioca, jornalista aposentado, tradutor e escritor.

Antonio Agenor Briquet de Lemos:
Editor e livreiro

Geraldo Moreira Prado:
Professor universitário, apaixonado por livros e também conhecido como Mestre Alagoinha – apelido recebido na época de estudante da USP.

Deixe uma resposta