Lançamento: ‘Baú de Receitas – História, Sociologia e Antropologia da Alimentação na Obra de Pedro Nava’

A Ateliê Editorial realiza o lançamento da obra Baú de Receitas – História, Sociologia e Antropologia da Alimentação na Obra de Pedro Nava, escrita por Luciano Gomes Filippo. Acesse o site da editora e aproveite o desconto de lançamento (Clique aqui).

“Não é uma questão de viver para comer ou comer para viver, mas apenas de viver comendo. Como, então, não desejar relatar pela escrita um processo tão complexo?” O trecho de Philippe Gillet, epígrafe que ilumina e orienta o percurso de Baú de Receitas, condensa o empenho da obra de Luciano Gomes Filippo em registrar a história da alimentação também como um registro da história do próprio homem.

O livro é resultado da interseção da obra memorialística de Pedro Nava, à qual o título referencia e homenageia, com temas históricos, sociológicos e antropológicos que constituem a alimentação no Brasil. A partir das descrições detalhistas e sensoriais de Nava presentes em obras como Baú de OssosBeira-Mar e Chão de Ferro e de uma preciosa bibliografia teórica acerca da história da alimentação e da formação do Brasil, Luciano Filippo esmiúça a origem de pratos nacionais, explica hábitos alimentares ancestrais e recentes, além de desvendar para o leitor algumas iguarias regionais inexploradas, exaltando o valor da cozinha brasileira e a importância de sua investigação.

Deixe uma resposta