III Prêmio Amigo do Livro homenageia Cida Saldanha, Alexandre Martins Fontes e Jornal da USP

No dia 24 de março, quinta-feira, a partir das 18h, na Livraria João Alexandre Barbosa – Edusp (Cidade Universitária 78, Complexo Brasiliana, São Paulo – SP), acontece a terceira edição do Prêmio Amigo do Livro. As personalidades agraciadas são Cida Saldanha (Livraria da Vila), Alexandre Martins Fontes (Livraria Martins Fontes) e Jornal da USP. O prêmio é uma realização da revista Livro, editada pelo Núcleo de Estudos do Livro e da Edição (NELE), e homenageia profissionais que contribuem para o desenvolvimento do livro e da editoração no Brasil.

Amigos e Livros são raros. É preciso cultivá-los, reconhecer suas idiossincrasias, seus silêncios, suas manifestações efusivas e, principalmente, seus espaços. O Prêmio Amigo do Livro se destina a essas pessoas raras que permitiram aos livros entrar em suas vidas, construindo por meio deles seus sonhos, seus trabalhos e seus laços de amizade.

Livro – a Revista é uma publicação do NELE (Núcleo de Estudos do Livro e da Edição), da USP, juntamente com a Ateliê Editorial. É um fórum aberto à reflexão, ao debate e à difusão de pesquisas que tem na palavra impressa seu objeto principal.

Agraciados na terceira edição do Prêmio Amigo do Livro 2021

CIDA SALDANHA – Livreira há mais de 35 anos e há quase três décadas na tradicional Livraria da Vila, da rua Fradique Coutinho, em Pinheiros

Cida Saldanha faz parte daquela estirpe de livreiros e livreiras que, para muitos, está em fase de extinção: a dos vendedores de livros que adoram ler livros. E Cida é um grande exemplo dessa espécie. Uma das mais festejadas livreiras de São Paulo, Cida, desde pequena, vivia rodeada de publicações – leu com voracidade a prazer as do Círculo do Livro – e se imaginava dona de uma banca de jornais. A banca não veio, mas os livros permaneceram em sua vida, cada vez mais, isso desde que começou como vendedora na Livraria Kairós, lá se vão quase quatro décadas.

“É muito difícil trabalhar com livros e não ficar encantada. Trabalhar em livraria é uma coisa muito interessante porque você descobre um monte de coisas que nem imaginava que você gostava”, declarou ela em uma recente entrevista.

Para muitos daqueles que têm o livro como um dos grandes amores da vida, é um prazer especial ir até a Livraria da Vila e conversar com Cida Saldanha. Ela, com brilho nos olhos, vai dar dicas importantes sobre os últimos lançamentos, especialmente romances, e vai falar com prazer de títulos que sequer saíram em resenhas de jornais – mas que ela conhece muito bem e indica, sem medo de errar.

ALEXANDRE MARTINS FONTES – Editora e Livraria Martins Fontes

Diretor executivo da editora WMF Martins Fontes, além de publisher da Martins Fontes, Alexandre é formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, a FAU, e já trabalhou como designer gráfico e ilustrador no Brasil e nos Estados Unidos.

Herdeiro de Waldir Martins Fontes, que em 1960 abriu a primeira livraria com o nome da família em Santos (SP) e, pouco mais de uma década depois, fundou a Editora Martins Fontes, em São Paulo, Alexandre é um empresário que tem os olhos voltados com atenção para o mercado editorial brasileiro, principalmente em relação aos últimos anos, quando o negócio do livro pareceu tremer mais do que o bom senso aconselha.

“Nada, absolutamente nada se compara a isso que estamos vivendo hoje”, afirmou ele em uma entrevista recente ao PublishNews, referindo-se à crise – apontada por muitos como sem precedentes na história editorial e livreira do Brasil – que tirou o sono de muita gente que trabalha com livros no País.

Em sua carreira como executivo do mercado editorial, Alexandre Martins Fontes formou uma ideia categórica sobre o livro no Brasil – e que vai na contramão daquilo que muitos – equivocadamente – pensam. “É um absurdo dizer que livro é produto de elite”, afirma ele, que está à frente de projeto contra taxação de 12% do livro proposta pelo governo. Além disso, o publisher da tradicional rede também luta pelo preço fixo do livro e tem uma visão assertiva sobre o modelo de consignação, em vigência no mercado livreiro brasileiro: “É impossível que a gente consiga comprar todos os livros que estão ali dentro”, afirmou ele, certa vez, referindo-se aos milhares de títulos disponibilizados pela grande livraria Martins Fontes da Avenida Paulista. “A livraria não tem como absorver tudo o que se produz e muita coisa boa está sendo produzida, inquestionavelmente. Então, não vejo o fim do modelo de consignação”.

Jornal da USP – Mais antiga publicação jornalística universitária do Brasil, publicado há mais de 35 anos

O Jornal da USP, em especial sua editoria de Cultura, sempre abriu espaço para os livros em suas páginas – fossem elas em papel, semanalmente, e, a partir de 2016, de forma virtual e diária. A seção de Cultura do Jornal da USP sempre privilegiou os livros, e não necessariamente apenas aqueles editados pela Editora da USP (Edusp), mas sim aqueles que possam dar uma contribuição para a formação cultural, acadêmica e humanística do seu leitor.

Agraciados nas edições anteriores

2018

Claudio Giordano:
Editor, escritor e tradutor, criador da Oficina de Livros Rubens Borba de Moraes.

Ricardo Assis:
Designer e proprietário da Negrito Editorial

Leonardo Guimarães Ferreira:
proprietário da Lis Gráfica.

Maria Arminda do Nascimento Arruda:
Socióloga, escritora, ex-diretora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), ex-Pró-Reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP e vice-reitora da USP.

2019

Gustavo Piqueira:
Artista gráfico, escritor, designer e pesquisador com mais de 40 livros publicados, nos quais mistura livremente texto e imagem, ficção e não ficção, design, história e tudo mais que encontrar pelo caminho

Ubiratan Machado:
carioca, jornalista aposentado, tradutor e escritor.

Antonio Agenor Briquet de Lemos:
Editor e livreiro

Geraldo Moreira Prado:
Professor universitário, apaixonado por livros e também conhecido como Mestre Alagoinha – apelido recebido na época de estudante da USP.

Deixe uma resposta