Luís de Camões na Ateliê Editorial

Na última quinta-feira, 14 de julho, foi noticiado, na imprensa, a descoberta de um soneto inédito de Luís de Camões, datado de 1666 – na Biblioteca Digital Hispânica -, pelo poeta, professor e investigador Nuno Júdice (Leia a matéria na íntegra aqui).

Luís Vaz de Camões (ca. 1524- ca. 1580) é considerado uma das maiores figuras da literatura portuguesa e um dos grandes poetas do Ocidente. Pouco se sabe com certeza sobre a sua vida. Frequentou a corte de D. João III, iniciou a sua carreira como poeta lírico e envolveu-se, como narra a tradição, em amores com damas da nobreza e possivelmente plebeias, além de levar uma vida boêmia e turbulenta. Diz-se que, por conta de um amor frustrado, autoexilou-se na África, alistado como militar, onde perdeu um olho em batalha. Voltando a Portugal, feriu um servo do Paço e foi preso. Perdoado, partiu para o Oriente. Passando lá vários anos, enfrentou uma série de adversidades, foi preso várias vezes, combateu ao lado das forças portuguesas e escreveu a sua obra mais conhecida, a epopeia nacionalista Os Lusíadas. De volta à pátria, publicou Os Lusíadas e recebeu uma pequena pensão do rei D. Sebastião pelos serviços prestados à Coroa, mas nos seus anos finais parece ter enfrentado dificuldades para se manter.

Confira o catálogo da Ateliê Editorial tendo Camões como autor e tema:

OS LUSÍADAS – EPISÓDIOS

A Apresentação e as Notas deste volume foram concebidas para facilitar a leitura do maior poema épico de língua portuguesa. O professor Ivan Teixeira, da Universidade de São Paulo, analisa e esclarece quatro cantos de Os Lusíadas: “Inês de Castro”, “Velho do Restelo”, “Gigante Adamastor” e “Ilha dos Amores”. Tais episódios estão entre os mais belos e eloquentes desta obra, que pode ser considerada uma história poética de Portugal. A edição conta também com vasta documentação iconográfica (Confira aqui).

SONETOS DE CAMÕES

O desejo de plenitude amorosa, as dificuldades existenciais e a injustiça dos homens estão entre os grandes temas do Renascimento presentes na lírica de Camões. Ricos em antíteses e metáforas, seus sonetos estão entre as mais belas expressões literárias da língua portuguesa. A voz reflexiva que se ergue desses versos produz a elevação do espírito e o entusiasmo verbal. Esta edição traz os poemas mais representativos do acervo camoniano, comentados por dois experientes professores de Literatura (Confira aqui).

A MEDICINA DE OS LUSÍADAS, por Pedro Nava

Pedro Nava aproxima ciência e arte ao buscar, na obra-prima de Camões, passagens de relevância médica. Esta conferência foi proferida no Real Gabinete Português de Leitura, em 1961. Nava foi muito aplaudido, e a repercussão do texto rendeu ao autor uma condecoração do governo lusitano. Este livro conta ainda com dois outros artigos de sua autoria: “Medicina e Humanismo” e “Aloysio de Castro, o Gentil-homem da Medicina Brasileira”, que apesar do tema possuem um caráter literário (Confira aqui).

Deixe uma resposta