Ateliê Editorial lança ‘Modos de Morar nos Apartamentos Duplex’, de Sabrina Studart Fontenele Costa

A Ateliê Editorial realiza o lançamento da obra Modos de Morar nos Apartamentos Duplex, de Sabrina Studart Fontenele Costa, na quarta-feira, 16 de dezembro, às 18h, na Livraria Martins Fontes Paulista (Espaço Vitrine Paulista, Avenida Paulista, 509). O Projeto Gráfico e Editoração foram feitas por Gustavo Piqueira – Casa Rex. O livro está com preço especial de lançamento no site da Ateliê Editorial (de R$ 95,00 por R$ 80,00).

Para a Profa. Dra. Silvana Barbosa Rubino: “Este livro se propõe a discutir a história da habitação e suas transformações, a partir dos edifícios com apartamentos duplex que traziam embutidos novos possíveis modos de se viver nas cidades, e incorporando questões como a passagem do tempo e as mudanças de latitude e de contexto social. Os exemplos analisados nos conduzem para os usos, em especial para a vida doméstica da principal usuária dos espaços domésticos: a mulher. Elas aparecem nesses ambientes em múltiplas atividades, dos cuidados cotidianos com a casa e com o outro até as festividades e momentos de comensalidade. As investigações aqui apresentadas mostram que um projeto não se encerra jamais em si mesmo e que suas apropriações posteriores fazem parte de sua história e nos contam muito sobre os mundos sociais nos quais estão imersos”.

Sabrina Studart Fontenele Costa  é arquiteta e urbanista, com mestrado e doutorado pela Fau-Usp. Finalizou em 2019 a pesquisa de pós-doc no IFCH-Unicamp com apoio da Fapesp. Autora dos livros Edifícios Modernos e o Traçado Urbano no Centro de São Paulo (2015) e Restauro da Faculdade de Medicina da USP: Estudos, Projetos e Resultados (2013). Professora na Escola da Cidade, Diretora de Cultura do IAB-SP (2020-2022), onde também é curadora residente da 13a. Bienal de Arquitetura de São Paulo.

Sabrina Studart Fontenele Costa 

Deixe uma resposta