Coleção Estudos Literários Ateliê: títulos que explicam o que está por trás da literatura

Trazer a produção acadêmica às mãos do público leitor. Esta talvez seja a maneira mais objetiva de explicar a razão pela qual a Coleção Estudos Literários da Ateliê foi criada, há quase duas décadas. É bastante comum que a produção acadêmica não consiga chegar ao leitor mais interessado em saber o que está para além daquilo que ele lê nos títulos mais importantes da literatura mundial: as influências de cada autor, a interpretação de cada obra, o significado de cada personagem.

O terreno dos estudos literários é fértil para unir campos distintos de conhecimento, como literatura, cinema, psicanálise, filosofia e tradução. Por isso, a Ateliê tem mais de cinquenta títulos deste selo, muitos deles publicados com o apoio da FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

São títulos variados, como Escritas do Desejo – Crítica Literária e Psicanálise, organizado por Yudith Rosenbaum e Cleusa Rios P. Passos. O livro reúne onze textos que propõe modos distintos de ler as relações críticas entre os dois campos, reafirmando, na esteira de Freud e Lacan, a “dimensão da subjetividade humana” na obra literária.

Outros títulos são dedicados à obra de um artista em especial, como é o caso de Olga Savary – Erotismo e Paixão, escrito por Marleine Paula Marcondes e Ferreira de Toledo. Ela se debruça sobre a obra savaryana priorizando dois de seus traços fundamentais: o erotismo e o patriotismo. A análise teve a colaboração da própria poeta, que concedeu entrevistas, participou de debates e disponibilizou depoimentos dados à imprensa nacional e estrangeira.

Cabo Verde – Literatura em Chão de Cultura, de Simone Caputo Gomes, enfoca a literatura do país e  as relações entre a literatura cabo-verdiana e a cultura crioula; e o diálogo entre essa literatura e outras artes, como a música, a pintura e a escultura.

Há também títulos que aproximam cinema e literatura, como Porvir que Vem Antes de Tudo – Literatura e Cinema em Lavoura Arcaica, de Renato Tardivo. No volume, o autor explica como livro (1975) e filme (2001) compõem um jogo peculiar de identidade e diferença.

 

 

Para que todo esse conhecimento não fique restrito a um círculo específico de pessoas dentro das universidades, os trabalhos acadêmicos ganham uma edição cuidadosa e um belo projeto gráfico para que levem um conteúdo rico, de maneira agradável, aos leitores. Assim, a coleção dá espaço à nova geração de pesquisadores brasileiros e permite o conhecimento de ideias originais e contemporâneas.

Conheça a Coleção Estudos Literários

 

Deixe uma resposta