No catálogo da Ateliê Editorial: ‘Livros e Leituras na Espanha do Século de Ouro’ em oferta no site da Ateliê Editorial

A Ateliê Editorial publicou em 2014 a obra Livros e Leituras na Espanha do Século de Ouro, do historiador Antonio Castillo Gómez. O livro está em oferta no site da editora, de R$56,00 – por R$39,20. Dentre os capítulos, destacam-se Loucura, Lascívia, Estragos e Venenos: Os Males de Certas Leituras, As Leituras Corretas: Entre o Bom Cidadão e o Bom Cristão, Da Ordem das Anotações e a Composição dos Cadernos, O Tempo da Leitura, Ler na Rua. Versos, Avisos e Panfletos e Ler para Informar-se.

No prefácio da obra, a professora, pesquisadora e historiadora Marisa Midori Deaecto destacou: “O programa de estudos desenvolvido por Antonio Castillo Gómez, tal como se apresenta no capítulo introdutório à edição brasileira, diz muito dos efeitos da descoberta brilhante operada por Carlo Guinzburg no início da década de 1970, cujos resultados seriam posteriormente publicados no clássico O Queijo e os Vermes. Destarte, as experiências de leituras, as quais conferem um sentido extemporâneo ao objeto impresso (livros, jornais, almanaques, panfletos etc.) e não se reproduzem necessariamente da mesma forma entre os indivíduos, constituem o fio condutor dos artigos reunidos neste volume intitulado Livros e Leituras na Espanha do Século de Ouro“.

Antonio Castillo Gómez é doutor em História e Professor Titular de História da Cultura Escrita na Universidade de Alcalá. Diretor Científico do Seminário Interdisciplinar de Estudos sobre Cultura Escrita (Siece) e Coordenador do Grupo de Investigação “Leitura, Escrita, Alfabetização” (LEA). Tem sido professor convidado em diversas Universidades, entre estas as Universidades do Estado do Rio de Janeiro e Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Autor, entre outros, dos seguintes livros: Escrituras y Escribientes. Prácticas de la Cultura Escrita en una Ciudad del Renacimiento (1997), com o qual obteve o Prêmio Internacional “Agustín Millares Carlos” de Investigação em Humanidades; Historia Mínima del Libro y la Lectura (2004); Entre la Pluma y la Pared. Una Historia Social de la Escritura en los Siglos de Oro (2006) e Leggere nella Spagna Moderna: Erudizione, Religiosità, Svago (2013). Em português publicou Das Tabuinhas ao Hipertexto: Uma Viagem na História da Cultura Escrita (2004), estando prevista a edição de Grafias do Quotidiano: Escrita e Sociedade na História (Séculos XVI-XX), pela Editora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. De 2005 a 2010 dirigiu a revista semestral Cultura Escrita & Sociedad. Integra diversos conselhos científicos de revistas nacionais e estrangeiras nas áreas de História da Educação e Antropologia.

Deixe uma resposta