1ª FliPUC – PUC faz Festa Literária para São Paulo

Com o tema “Literatura Transversal” e homenagem ao educador e escritor Paulo Freire, a 1ª. FliPUC acontecerá de 23 a 25 de outubro. Durante três dias, os estudantes da universidade e a população apaixonada por livros poderão desfrutar de instigantes mesas e de uma excelente seleção de livros a preços convidativos, com descontos que chegam a 50%.  As mesas debatem as seguintes questões: “Caminhos da Crítica”; “Literatura e Cultura Indígena”; “Repensar a Arte e a Literatura – Redes e Literatura”; “Ciência e Tecnologia na África – Racismo e Ciência”; “Literatura e Memória”; “Literatura e Política”; “Literatura e Arte do Passado ao Presente”; “Tudo na Literatura” e “Repensar a Cultura”.

Entre os debatedores, nomes como Renato Mezan, Raphael Montes, Marcelino Freire, Kaká Werá, Lira Neto, Laerte, Alexandra Loras e Bernardo Kucisnky. Os curadores do evento são José Luiz Goldfarb e Lucia Santaella. Todos os debates, assim como o show de encerramento, têm entrada franca. Veja aqui a programação completa: http://www.pucsp.br/flipuc

 

A cidade de São Paulo terá uma nova Festa Literária. De 23 a 25 de outubro acontece no campus Monte Alegre (rua Monte Alegre, 984, no bairro de Perdizes), a “1ª. FliPUC – Festa Literária Internacional da PUC-SP”. Durante três dias, no Tucarena os estudantes da universidade e a população apaixonada por livros poderão desfrutar de instigantes mesas e de uma excelente seleção de livros a preços convidativos, com descontos que chegam a 50%.  As mesas de debate ocorrem no Tucarena, enquanto a Feira de Livros estará montada no saguão em frente ao auditório. O evento terá como grande homenageado o educador, pedagogo e filósofo brasileiro Paulo Freire (19 de setembro de 1921, no Recife; a 2 de maio de 1997, em São Paulo), uma das personalidades mais importantes da história da PUC-SP.

A Festa Literária, que busca promover o debate em todas as áreas do conhecimento, incentivando a leitura e divulgando sua produção, é uma realização conjunta da Educ – a editora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e da PUC-SP. Todos os debates, assim como o show de encerramento, com a banda internacional The Painted Bird, têm entrada franca. Veja aqui a programação completa:  http://www.pucsp.br/flipuc

Para sua 1a edição, a FliPUC propõe um debate sobre as múltiplas expressões e interfaces da literatura no mundo contemporâneo. Daí seu tema:  Literatura Transversal, com mesas que debatem as seguintes questões: “Caminhos da Crítica”; “Literatura e Cultura Indígena”; “Repensar a Arte e a Literatura – Redes e Literatura”; “Ciência e Tecnologia na África – Racismo e Ciência”; “Literatura e Memória”; “Literatura e Política”; “Literatura e Arte do Passado ao Presente”; “Tudo na Literatura” e “Repensar a Cultura”.

Participarão dos debates os seguintes convidados:  Marcelino Freire, Frederico Barbosa, Nita Freire, Kaká Werá, Ubiratan D’Ambrosio, Giselle Beiguelman, Carlos Machado, Alexandra Loras, Jacques Fux, Lira Neto, Laerte, Bernardo Kucisnky, Ana Pato, Fabio Cypriano, Raphael Montes e Jessé Andarilho,  Renato Mezan e Eliane Rorbert Moraes. As mesas serão conduzidas por José Luiz Goldfarb, Sérgio Basbaum, Diana Navas, Fernanda Alcântra, Vera Lúcia Bastazin, Ana Salles Mariano, Carlos Eduardo Siqueira e Annita Costa Malufe.

Participam da Feira de Livros, com descontos que chegam a 50%, os seguintes expositores: Educ – Editora da PUC-SP, Annablume Editora, Autêntica Editora, Editora Biblioteca Azul, Companhia das Letras,  Edgard Blucher Companhia Editorial, Editora Olho d’Água, Editora Peirópolis, Estação das Letras e Cores Editora, Editora Estação Liberdade, Globo Livros, Editora Unesp, Editora Iluminuras, Intermeios, Editora 34, Ateliê Editorial, Editora Brejeira Malagueta, Parábola Editorial, Paulus Editora, Percurso Revista de Psicanálise, Polar Editora, Grupo Editorial Record, Ubu Editora, Editora Todavia, Edufpa – Editora da Universidade Federal do Pará,  Edufba – Editora da Universidade Federal da Bahia e Edições Sesc.

“Hoje, as Festas Literárias são uma realidade por todo o Brasil, surgidas a partir de uma iniciativa pioneira de editores e autores que gostavam de curtir as férias em Paraty. A Flip iniciou há mais de uma década uma tradição que se expande por cidades espalhadas pelo país”, diz José Luiz Goldfarb, curador do evento, ao lado de Lucia Santaella.  “Esses eventos ganham espaço na mídia, tradicional e digital, atraem um público diverso, de amantes da literatura a novos leitores. Conhecer escritores ao vivo em deliciosas mesas de debate (que em geral são transmitidas pela internet), visitar uma grande Feira de Livros e, ainda, poder adquirir obras selecionadas a preços especiais, são momentos de incentivo à leitura em nosso país. É neste sentido que a editora da PUC extrapola sua função de apenas lançar livros para também realizar esse grande evento, dentro de sua missão de produzir material de alta qualidade, promovendo a leitura”, acrescenta Goldfarb.

 

                             1a FliPUC

                 Festa Literária da PUC-SP

Tema: Literatura Transversal

Quando: De 23 a 25 de outubro

Onde*: Campus Monte Alegre da PUC-SP, à rua Monte Alegre, 984, no bairro de Perdizes. (Debates e Show de Encerramento no Tucarena e Feira de Livros no saguão em frente ao auditório do Tucarena.)

Entrada para os debates e show de encerramento: franca.

Link com programação completa: http://www.pucsp.br/flipuc

Curadoria: José Luiz Goldfarb e Lucia Santaella.

Realização: PUC-SP e Educ – Editora da PUC-SP.

Patrocínio: FSM – Faculdade Santa Maria

Apoio: Editoras convidadas

Telefone para informações sobre o evento: 11-3670-8085

Contatos para imprensa: Gontof Comunicação, telefones 11-4508-4554 e 99109-0688 e e-mail [email protected];

Tucarena: lugares: 210 (configuração para os debates); acesso para portadores de deficiência: sim. Lugares para portadores de deficiência: sim. Banheiros adaptados para portadores de deficiência: sim.

(*O Tucarena fica à rua Monte Alegre 1.024).

 

Programação

 

Dia 23 de outubro, segunda-feira – ABERTURA DA FliPUC

Marcelino Freire

 

10h30 – Caminhos da Crítica

Debatedores: Marcelino Freire e Frederico Barbosa

Mediação: Diana Navas

 

14h –  Autor Homenageado: Paulo Freire

Lançamento da biografia de Paulo FreirePaulo Freire: uma história de vida, de Nita Freire (Paz e Terra, 2017), viúva de Paulo Freire.

O evento contará com rápidas intervenções em áudio ou vídeo com textos e depoimentos de Paulo Freire

 

16h – Literatura e Cultura Indígena

Debatedores: Kaká Werá e Ubiratan D’Ambrosio

Mediação: José Luiz Goldfarb

 

19h30 – Repensar a Arte e a Literatura – Redes e Literatura

Debatedores: Lucia Santaella e Giselle Beiguelman

Mediação: Sérgio Basbaum

 

Dia 24 de outubro, terça-feira

 

10h30 – Ciência e Tecnologia na África – Racismo e Ciência

Debatedores: Carlos Machado e Alexandra Loras

Mediação: Fernanda Alcântara (revista Raça Brasil)

 

16h – Literatura e Memória

Debatedores: Jacques Fux e Lira Neto

Mediação: Vera Lúcia Bastazin

 

Laerte

19h30 – Literatura e Política

Debatedores: Laerte e Bernardo Kucisnky

Mediação: José Luiz Goldfarb

 

 

 

Dia 25 de outubro, quarta-feira

 

10h30 – Literatura e Arte do Passado ao Presente

Debatedores: Ana Pato e Fabio Cypriano

Mediação: Ana Salles Mariano

 

16h – Tudo na Literatura

Debatedores: Raphael Montes e Jessé Andarilho

Mediação: Carlos Eduardo Siqueira

 

Eliane Robert Moraes

19h30 – Repensar a Cultura

Debatedores: Renato Mezan e Eliane Rorbert Moraes

Mediação: Annita Costa Malufe

 

20h30 – Show de encerramento com a banda The Painted Bird, de música Klezmer, formada por sete integrantes dos seguintes países: Estados Unidos Letônia, Suécia, Brasil e França, além de dois alemães.

 

*Durante os três dias haverá no saguão em frente ao auditório (Tucarena), uma Feira de Livros, com obras selecionadas, com descontos que chegam a 50%.

 

 

 

 

Deixe uma resposta