Ateliê Editorial lança 5ª edição da Revista Livro

Para Marisa Midori Deaecto e Plinio Martins Filho, editores da revista, publicação guarda um projeto maior: preservar a memória do livro como guardião da humanidade

 PRIMEIRA CAPA REV LIVRO 5

 

Uma revista para quem ama os livros e, ainda mais, ama ler sobre eles. A Revista do Núcleo de Estudos do Livro e da Edição (NELE) une textos de vários professores e pesquisadores que, em várias seções, apresentam o livro como objeto de estudo. Acervo e Arquivo, por exemplo, trazem ao conhecimento o que antes estava guardado. Na primeira João Carlos de Oliveira e Álvaro Costa de Matos mostram ao público brasileiro alguns aspectos da composição da Hemeroteca de Lisboa. Na segunda, Felipe P. Rissatto e Leopoldo Bernucci apresentam novidades fresquinhas sobre Machado de Assis e Euclides da Cunha, mostrando que é possível (re)descobri-los.

 

Já Almanaque exibe peças curiosas do que há de melhor na seara brasileira. O leitor verá uma série de pequenas publicações destinadas a resgatar os vínculos de Mário de Andrade com os livros e uma faceta pouco conhecida do “poetinha” Vinícius de Moraes: sua atuação como editor.

 

A seção Letra & Arte dedica-se à tradução de poesias, em trabalhos inéditos, de autores gregos, latinos e modernos. Vale a pena destacar a colaboração de Augusto de Campos, no bloco dos Latinos. José de Paula Ramos Jr. explica que Augusto de Campos resgata do esquecimento os poetas Sousândrade e Pedro Kilkerry, e contribuiu de modo decisivo para a revalorização da obra de Oswald de Andrade e para o reconhecimento de Pagu (Patrícia Galvão), tanto como escritora quanto como militante política e cultural. Além disso, Augusto de Campos oferece dez poemas latinos de autores célebres, recriados por ele em língua portuguesa.

 

Já em Conversas de Livraria, o historiador Carlos Guilherme Mota relembra a influência que sua família e seus mestres tiveram em seu gosto pela leitura, mostra preocupação com os professores da atualidade, que, exaustos, leem pouco, e fala, entre outras coisas, dos desafios encontrados em 2014 quando passou a dirigir a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, em São Paulo.“Os livros, sobretudo certos livros, foram ao longo do tempo meus companheiros fundamentais e queridos”, diz.

 

A cada edição a Revista Livro apresenta ainda um Dossiê Temático em que os autores são convidados a escrever sobre algum campo em comum. Neste número, há o Dossiê Tipografias, que tem a participação de nomes como Gustavo Piqueira. Mas não para por aí. Esta edição traz ainda as seções Bibliomania, com resenhas de livros que falam sobre livros, e Leituras, que apresenta artigos como “As Marcas de um Autor Revisor – Graciliano Ramos à Roda dos Jornais e das Edições de seus Próprios Livros”, de Thiago Mio Salla, destacando o duplo papel do escritor alagoano. Já em “Paratextos: Expectativas de Leitura e Campo Editorial — A Editora Jose Olympio e o Caso Guimarães Rosa”,Mônica Gama destaca a “maneira severa e minuciosa de trabalhar” do autor mineiro.

 

 

Lançamento da Revista do Núcleo de Estudos do Livro e da Edição (NELE) nº 5

 

Dia 29 de junho (quarta-feira)

Horário: das 18 às 21:30

Local: Livraria da Vila – Fradique Coutinho

Rua Fradique Coutinho, 915, Pinheiros, São Paulo

Tel.: (11) 3814-5811

 

 

 

Serviço

Formato: 18 x 27 cm

Número de páginas: 392

ISBN: 9772179801009

Preço: R$ 70,00

 

Sobre a Ateliê Editorial

A Ateliê Editorial está no mercado desde 1995, atuando principalmente nos segmentos de literatura – ensaios, crítica literária e outras matérias de natureza acadêmica; comunicação e artes; arquitetura; edição de clássicos da literatura; e estudos sobre o livro e seu universo. O objetivo desta casa é levar ao público leitor livros de alta qualidade editorial, em edições cuidadosas que primam pela atenção ao conteúdo, à forma e à expressão. Isso transparece tanto nas capas quanto no rigor e fidelidade textual, o que pode ser comprovado pelos diversos prêmios nacionais e internacionais já recebidos pela editora – como Jabuti, APCA e IDA International Design Awards (EUA).

 

Site: www.atelie.com.br

Blog: blog.atelie.com.br

Twitter: @atelieeditorial

Facebook: https://pt-br.facebook.com/atelieeditorial

 

Contatos para Imprensa:

Milena O. Cruz

[email protected]

Tel: (11) 4402-3183/(11) 98384-3500

 

 

 

 

Deixe uma resposta