Poesia para o fim do ano: Ateliê lança Cicatriz e Novos Poemas

Obras de Eduardo Guimarães e Carlos Vogt terão lançamento conjunto em Campinas, dia 28 de novembro

cicatriz2Pelo segundo ano consecutivo, a Ateliê lança livros de poesia no período que antecede o Natal, oferecendo uma opção sensível de presente. Ao reunir escritos de 1995 a 2015, Eduardo Guimarães, professor titular de Semântica da Universidade de Campinas (Unicamp), apresenta o seu quarto livro de poemas: Cicatriz. Sobre o processo de criação da obra, ele explica ter sido guiado pelo sentido do corte: “Aquilo que nos faz abandonar ou prestar atenção em algo, que faz o ritmo mudar de curso ou nos faz ver o sofrimento incontornável”, diz. São os cortes, as cicatrizes, perceptíveis quando o autor nos faz refletir sobre dor e felicidade, por exemplo, bem como quando nos instiga a questionar sobre a nossa própria condição de ser:

O ser é

o que não é

o não-em-si

a cicatriz

que veio

do choque (p. 71)

 

poemas2Novos Poemas tem autoria do poeta e linguista Carlos Vogt. A obra reúne três pequenas coletâneas: “Bandeirolas”, “Bolinhos de Chuva” e “Dedo de Moça”. As duas primeiras não tinham aparecido em livro, mas os poemas já haviam sido apresentados em canais da internet, como na página de poesia do autor: Cantografia. A terceira, por sua vez, foi publicada em 2011. Desse modo, Carlos Vogt destaca que os poemas chamam-se novos por terem vindo só depois. “Há poemas falando do poema, há os que falam dos outros para falar de si mesmos, há os que falam das coisas e dos seres que habitam a afetividade, mesmo que irônica, de nosso presente e o presente de nossas lembranças, há os abstratos e os concretos, postos sob a geometria rítmica do verso”, diz.

Planeta

Quem é

o irresponsável

por tudo isso? (p.90)

Para celebrar o lançamento dos dois volumes e aproveitando a proximidade entre os poetas, a Ateliê preparou um lançamento duplo, com a presença de ambos os autores.

Lançamento de Cicatriz e Novos Poemas

 Data: 28 de novembro, segunda-feira, a partir das 18h

Local: Alzirão Empório Bar

Rua Francisco de Barros Filho, 432, Campinas, SP

Tel.: (19) 3579-9040

 

Serviço

Cicatriz

Formato: 14 x 21 cm

Número de páginas: 104

ISBN: 978-85-7480-746-1

Preço: R$ 56,00

 

Novos Poemas

Formato: 14 x 21 cm

Número de páginas: 136

ISBN: 978-85-7480-747-8

Preço: R$ 60,00

 

Sobre a Ateliê Editorial

A Ateliê Editorial está no mercado desde 1995, atuando principalmente nos segmentos de literatura – ensaios, crítica literária e outras matérias de natureza acadêmica; comunicação e artes; arquitetura; edição de clássicos da literatura; e estudos sobre o livro e seu universo. O objetivo desta casa é levar público leitor livros de alta qualidade editorial, em edições cuidadosas que primam pela atenção ao conteúdo, à forma e à expressão. Isso transparece tanto nas capas quanto no rigor e fidelidade textual, o que pode ser comprovado pelos diversos prêmios nacionais e internacionais já recebidos pela editora – como Jabuti, APCA e IDA International Design Awards (EUA).

Site: www.atelie.com.br

Blog: blog.atelie.com.br

Twitter: @atelieeditorial

Facebook: https://pt-br.facebook.com/atelieeditorial

Contatos para Imprensa:

Milena O. Cruz

imprensa@rda.jor.br

Tel: (11) 4402-3183/(11) 98384-3500

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *