QUEM LEU RECOMENDA: Palmeirim de Inglaterra, de Francisco de Moraes 

A novela portuguesa de cavalaria Palmeirim de Inglaterra foi escrita por Francisco de Moraes em 1544. O enredo está dividido em duas partes:  a primeira trata do nascimento e as primeiras aventuras dos irmãos gêmeos, Palmeirim e Floriano, filhos de D. Duardos e Flérida.

A segunda, mostra os dois irmãos que saem pelo mundo, realizando façanhas  ao lado de companheiros e damas, até culminar na grande batalha final entre “turcos” e “cristãos”, na qual sucumbem muitos dos heróis cuja trajetória acompanhamos nas páginas iniciais.

Feitos de guerra e feitos de amor dão um colorido especial ao objetivo maior: a defesa da cristandade.

Francisco de Moraes – sua biografia é nebulosa. Não se tem certeza do ano em que nasceu (1500?) e onde e quando faleceu (Lisboa ou Évora, 1572?). O que se sabe é que ele passou a vida no meio cortesão. Sua ascensão social foi gradativa, de escudeiro-fidalgo a cavaleiro fidalgo. Das várias obras de Francisco de Moraes, a maioria não foram conservadas ou chegaram a nós em fragmentos. Sua convivência com a corte de Portugal e da França fizeram dele um observador sagaz e crítico.  Sua obra Palmeirim de Inglaterra contribuiu para a difusão das novelas de cavalaria na língua portuguesa e passou à tradição como um dos melhores exemplares do gênero.

Deixe uma resposta