Palestra e lançamento de ‘As artes do livro na biblioteca de Gustavo Piqueira’ na Casa Museu Ema Klabin

No dia 12 de novembro, domingo, das 11h às 14h, acontece palestra e lançamento da obra As Artes do Livro na Biblioteca de Gustavo Piqueira. São 150 vagas por ordem de chegada, a entrada é gratuita ou conta com contribuição voluntária. A atividade faz parte das ações relacionadas à exposição “A palavra impressa, 1492 – 1671: livros raros da Biblioteca Ema Klabin”. O público-alvo são interessados no livro enquanto objeto, artes gráficas e literatura experimental. Estudantes de design editorial e/ou editoração. A Casa Museu Ema Klabin fica localizada na rua Portugal, 43 – Jardim Europa, em São Paulo. Mais informações, clique aqui.

Na obra, o artista gráfico seleciona exemplares de sua coleção particular – de peças raras ou célebres a volumes pouco circulados – e os analisa num texto fluido porém repleto de erudição, oferecendo ao leitor um passeio livre, panorâmico sobre as mais diversas maneiras pelas quais já se exploraram as possibilidades narrativas do livro enquanto objeto. De manuscritos medievais aos livros de artista do século XX, a obra costura num único fio condutor nomes como Aldo Manuzio, Julio Cortázar, William Morris, Aloísio Magalhães, Grupo CoBrA, Augusto de Campos e Eugenio Hirsch para questionar as habituais segmentações e, assim, ampliar a percepção do leitor sobre as múltiplas vozes que podem ocupar o território impresso.

Gustavo Piqueira é artista gráfico, designer, pesquisador e escritor, tem mais de quarenta livros publicados nos quais mistura livremente texto e imagem, ficção e não ficção, design e história. À frente de sua Casa Rex, é um dos mais premiados designers gráficos do Brasil, com mais de quinhentos prêmios internacionais e nacionais recebidos e também já recebeu prêmios como escritor e como ilustrador.

Deixe uma resposta