LANÇAMENTO: Quem foi Edgard Carone e conheça a obra ‘Edgard Carone e a Ideia de Revolução no Brasil’

A Ateliê Editorial publica a obra Edgard Carone e a Ideia de Revolução no Brasil, da historiadora Fabiana Marchetti. A obra faz parte da coleção Cem Anos da Revolução Russa. Dividido em em duas partes, o livro aborda a formação intelectual e política de Carone, assim como seus estudos sobre o período republicano no Brasil e o movimento operário e socialista brasileiro. O projeto gráfico e capa são de Gustavo Piqueira, da Casa Rex.

Para o professor e historiador Lincoln Secco: “O ponto central do estudo de Fabiana Marchetti é o livro Revoluções do Brasil Contemporâneo, de Edgard Carone, uma síntese de um período decisivo de nossa história entre o tenentismo e o Estado Novo”. E acrescentou: “Ela remontou o texto para nos mostrar que o autor tinha uma ideia de revolução em duas dimensões: no singular e no plural, sendo que ‘a Revolução’ era um processo mais profundo e complexo, mas que dependeu das inúmeras ‘revoluções’ ou convulsões sociais que minaram a República Velha”. O professor concluiu: “Não por acaso, diz nossa autora, Carone inicia sua obra no período de maior debate sobre a ‘revolução brasileira’, quando a própria ditadura de 1964 buscou apropriar-se daquela ideia. Mas a ‘Revolução’ nunca foi deles e Fabiana Marchetti a resgata. Seu objetivo é que ela floresça nos livros e nas ruas”.

Fabiana Marchetti é mestre em História Econômica pela Universidade de São Paulo, e com doutorado sobre Paul Monteil e Difel: Edição e Difusão do Pensamento Universitário Brasileiro (1947-1982)

Conheça a Coleção 100 Anos da Revolução Russa (clique aqui).

Deixe uma resposta