São Paulo: Yann Sordet realiza sessão de autógrafos da obra ‘História do Livro e da Edição’ na Livraria João Alexandre Barbosa

O bibliotecário e historiador francês Yann Sordet esteve no Brasil para atividades como palestra, cursos, realização de lançamento e sessão de autógrafos de sua mais recente obra História do Livro e da Edição – Produção & Circulação, Formas & Mutações, publicado pela Ateliê Editorial em coedição com Edições Sesc.

Na última terça-feira, 19 de setembro, o autor participou de uma sessão de autógrafos da obra História do Livro e da Edição na Livraria João Alexandre Barbosa (Espaço Brasiliana/USP, Cidade Universitária, São Paulo). Confira abaixo fotos do evento:

História do Livro e da Edição – Produção & Circulação, Formas & Mutações

Dividido em sete partes, o volume, publicado pela Ateliê Editorial em coedição com Edições Sesc, aborda a evolução do livro por mais de três milênios, passando por diversas épocas importantes do mundo, como Renascimento, Idade Medieval, pré e pós Gutenberg, Humanismo, Revolução Francesa, entre outros.

Sordet, em um estudo complexo e admirável, também aponta os mecanismos e estruturas do livro através dos séculos, exemplos nos capítulos: O papel; A fábrica do manuscrito medieval; A técnica tipográfica; Limitações e oportunidades: a geografia do impresso; O livro e os poderes constituídos: da regulamentação ao enquadramento; Informação e comunicação impressa: a invenção da mídia; Tensões econômicas e inovações técnicas; e Uma nova estética do livro. A obra, que faz parte da Coleção Artes do Livro, vem com ilustrações e conta com o projeto gráfico de Gustavo Piqueira, da Casa Rex.

A edição da Ateliê Editorial e Edições Sesc traz o prefácio Uma História do Livro à Moda Francesa, da professora e pesquisadora Marisa Midori Deaecto, e o posfácio do historiador cultural e bibliotecário estadunidense Robert Darnton, que escreveu: “Este livro se lê de duas maneiras: de ponta a ponta, ao longo de uma narração que retraça a evolução do livro através de três milênios, e como manual em que o especialista ou o simples curioso pode se abeberar, informando-se sobre assuntos precisos a partir de um sumário bem detalhado ou do índice remissivo”.

YANN SORDET

Historiador do livro e curador geral de bibliotecas na França (Paris). Formou-se na École Nationale des Chartes (turma de 1997), depois na École Nationale Supérieure des Sciences de l’Information et des Libraries (ENSSIB). Foi curador do Departamento de Manuscritos e Livros Raros da Bibliothèque Sainte-Geneviève (1998-2009), e, desde 2011, é diretor da Biblioteca Mazarina, a biblioteca pública mais antiga da França. Desde 2021, é Diretor Geral das Bibliotecas do Institut de France. Suas pesquisas concentram–se na história das bibliotecas e da bibliofilia, nas práticas bibliográficas, nos incunábulos, na produção e distribuição de livros sobre espiritualidade nos tempos modernos, bem como em edição de música. Lecionou história da edição na Universidade de Paris XIII (1999-2006) e história das bibliotecas na École Pratique des Hautes Etudes (2007-2009). É encarregado pelos cursos de formação na área patrimonial junto à ENSSIB. É editor-chefe da revista Histoire et Civilisation du Livre. Publicou recentemente História do Livro e da Edição: Produção e Circulação, Formas e Mutações (Paris, Albin Michel, 2021, posfácio de Robert Darnton), atualmente em tradução no Brasil.

Deixe uma resposta