No catálogo da Ateliê Editorial: ‘A Lírica do Consumo’, de João Anzanello Carrascoza

João Anzanello Carrascoza, ficcionista e estudioso da publicidade, já demonstrou em suas obras como o texto publicitário mimetiza recursos linguísticos e procedimentos usuais da literatura na formação de seu cânone.

Em A Lírica do Consumo, ele subverte este ponto de partida, ao investigar aspectos do consumo mobilizados na comunicação publicitária por meio de obras literárias de autores nacionais e estrangeiros. O livro reúne onze ensaios de alta voltagem analítica e absoluta originalidade, além do texto integral de sua “Suíte Acadêmica”, artigo científico que causou polêmica no campo pela escrita em prosa poética. Acesse aqui.

A obra discute textos clássicos de Lima Barreto, Graciliano Ramos, Primo Levi, Lygia Fagundes Telles, Luis Fernando Veríssimo, Manoel de Barros, entre outros. Também destacam-se os capítulos: Publicitários: Artistas da Razão ou Mad Men?; Improviso, Jam Session e Criação Publicitária; O Não-Consumo de um Bem é o Consumo de Outro; Da Vida para o Vídeo. E Vice-Versa; Uma Introdução por Meio dos Clássicos; e O Consumo como um Sistema Classificatório.

João Anzanello Carrascoza graduou-se em Publicidade e Propaganda pela Escola de Comunicação e Artes da USP, onde fez mestrado e doutorado e leciona há três décadas. Docente também do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas do Consumo da ESPM, desenvolveu pesquisa de pós-doutorado na UFRJ sobre a interface publicidade e literatura. Escritor, vem publicando romances e coletâneas de contos, vencedores dos prêmios Jabuti, APCA e Fundação Biblioteca Nacional, entre outros.

João Anzanello Carrascoza 

Deixe uma resposta