Lançamento: ‘O Marinheiro’, de Fernando Pessoa, da coleção Clássicos Ateliê

Ateliê Editorial publica a obra O Marinheiro, de Fernando Pessoa. O livro faz parte da coleção Clássicos Ateliê e conta com edição do professor da Universidade de Coimbra e prestigiado estudioso da obra de Fernando Pessoa, António Apolinário Lourenço, além de fac-símile da primeira edição e a transcrição fidedigna do texto. O Marinheiro, segundo define Fernando Pessoa, é um “drama estático”, constituído por uma única cena. Publicado na revista Orpheu, em 1915, é produção da juventude do autor, quando ele se mostrava próximo da estética do Simbolismo.

Segundo o pesquisador, professor e organizador da Coleção Clássicos Ateliê, José de Paula Ramos Jr.: “Uma donzela vestida de branco, morta em um caixão, na sala escura de uma mansão sombria, de onde se vê um pedaço de mar por uma janela estreita. Três mulheres misteriosas velam o cadáver e dialogam. As falas são obscuras, herméticas, pois fantasia e imagens enigmáticas mesclam-se de tal modo com a realidade que se torna difícil ou impossível separar sonho de experiência empírica. Tudo remete a uma dimensão simbólica, uma atmosfera fantasmagórica, em que há alusão a um marinheiro indistinto”.

As edições da Coleção Clássicos Ateliê, publicadas pela editora, são ilustradas e se propõem a revisitar os cânones da literatura de língua portuguesa, adicionando comentários de críticos especializados com textos introdutórios e notas. Conheça a coleção completa dos Clássicos Ateliê.

Fernando António Nogueira Pessoa (1888-1935) foi o mais universal poeta português. Como foi educado na África do Sul, numa escola católica irlandesa, chegou a ter maior familiaridade com o idioma inglês do que com o português ao escrever os seus primeiros poemas nesse idioma. Das quatro obras que publicou em vida, três são na língua inglesa. Enquanto poeta, escreveu sobre diversas personalidades (heterônimos), sendo os mais conhecidos: Ricardo Reis, Álvaro de Campos e Alberto Caeiro. 

Deixe uma resposta