Ubiratan Machado lança a obra ‘A Vida Literária no Brasil Colônia’ na Livraria Sebo Lima Barreto

Benjamin Magalhães, proprietário da Livraria Sebo Lima Barreto, e Ubiratan Machado, durante o lançamento de A Vida Literária no Brasil Colônia

No último sábado, 22 de outubro, aconteceu, no Rio de Janeiro, na Livraria Sebo Lima Barreto, localizada na rua Visconde de Pirajá, 595 – Loja 112, em Ipanema, o lançamento do livro A Vida Literária no Brasil Colônia, de Ubiratan Machado, publicado pela Ateliê Editorial. A obra está com 50% de desconto no site da Ateliê Editorial – de R$86,00; por R$43,00. A capa é de Gustavo Piqueira (Casa Rex) e o prefácio é do poeta e professor Alexei Bueno.

O título deste livro singular promete muito menos do que oferece. O estudo d’A Vida Literária no Brasil Colônia é também chave-mestra para descerrar alguns dos aspectos mais contraditórios da formação brasileira, o nascimento da sociabilidade, o desabrochar da civilidade, a germinação do nativismo, primeiro grito de amor do homem à terra.

Num estilo leve e envolvente, o autor acompanha os três primeiros séculos de nossa formação histórica através da gestação e afirmação da vida literária em um país áspero, bruto, sem autoestima e sem identidade, apoiado no escravismo e de analfabetismo opressor.

O processo se inicia sob a batuta dos jesuítas, com seus colégios, elaborando o primeiro projeto educativo do país e implantando e lapidando hábitos e procedimentos pioneiros de vida literária até o surgimento das academias, no século XVIII, nas quais se imitava descaradamente padrões culturais europeus.

Nesta trajetória foram fundamentais o surgimento das bibliotecas, públicas e particulares, as declamações, as encenações teatrais, o debate ao vivo sobre temas literários e (mais tarde e em sigilo) políticos, os saraus literários domésticos e em palácios, os intelectuais da terra confraternizando com os governantes, e desenvolvendo uma cordialidade de salão, que se derramava por toda a sociedade culta. E, enredada a ela, os primeiros sonhos de independência. Sem ninguém perceber, começava a palpitar uma nação chamada Brasil.

Ubiratan Machado é carioca e jornalista aposentado, autor de dezesseis livros, entre os quais Os Intelectuais e o EspiritismoA Vida Literária no Brasil Durante o RomantismoA Etiqueta de Livros no BrasilMachado de Assis, Roteiro da Consagração e o recém-lançado Dicionário de Machado de Assis. Pela Ateliê Editorial, publicou Pequeno Guia Histórico das Livrarias Brasileiras, Três Vezes Machado de Assis e A Capa do Livro Brasileiro.

Deixe uma resposta