Obra apresenta um conjunto de ex-libris pertencentes a José Luis Garaldi

Coleção de ex-libris da Livraria Sereia de José Luis GaraldiFonte: ICnews

por Isabel F. Furini

Se você for bibliotecário ou se ama os livros e tem uma biblioteca na sua casa, se, como já falou Sócrates, prefere livros a comprar outros objetos bonitos, então precisa conhecer a obra Ex-Libris, da Ateliê Editorial, organizado pelo professor Dr. Plínio Martins Filho. A obra, cuidadosamente trabalhada, com fotografias de ex-libris, é uma delícia para bibliotecários, bibliófilos e curiosos.

Mas o que é ex-libris?

Vejamos primeiro a origem do nome: em latim, ex libris significa “dentre os livros de”, “da biblioteca de”.

De “Ex-Libris” (Ateliê, 2008, 196 páginas), extraímos um fragmento esclarecedor escrito por Dorothée de Bruchar: “O ex-libris, sabe-se, é aquela etiqueta, colada geralmente nas primeiras folhas de um livro ou na contracapa, contendo o nome ou as iniciais do proprietário e podendo, através de uma imagem ou texto, indicar sua profissão, seus gostos, seu ideário, ou até (nem sempre) discreto lembrete a eventual surrupiador da obra. O ex-libris do desenhista e caricaturista francês Gus Bofa (1883- 1968), por exemplo, indagava sarcástico: “Esse livro pertence a Gus Bofa. / O que está fazendo aqui?” Por meio do ex-libris é que os bibliófilos, ou os leitores que prezam os seus livros e se orgulham da sua biblioteca, costumam personalizar cada um dos seus volumes.” A coleção publicada no livro foi cedida por José Luís Garaldi, quase toda formada por exemplares brasileiros. E nada de imitações! Amostragem expressiva de ex-libris genuínos, ou seja, daqueles criados por grandes artistas especializados no gênero, como o foram Agry, gravador dos ex-libris do Barão do Rio Branco. Uma verdadeira preciosidade.

Plínio Martins Filho, organizador, esclarece: O trabalho feito para ilustrar o leitor sobre as características dos ex-libris foi realmente um trabalho cuidadoso. O esmero é visível em cada página. Um belo livro, além de educativo. Merece um lugar de destaque em qualquer biblioteca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *