Letícia Bicalho Canêdo realizou sessão de autógrafos do livro ‘Transmissão Familiar do Poder Político’, publicado pela Ateliê Editorial

Letícia Bicalho Canêdo durante sessão de autógrafos na Livraria da Travessa

A historiadora e pesquisadora Letícia Bicalho Canêdo realizou, na última quarta-feira, 6 de março, uma sessão de autógrafos do livro Transmissão Familiar do Poder Político, publicado pela Ateliê Editorial. O evento aconteceu na Livraria da Travessa, unidade de Pinheiros, em São Paulo. A obra está à venda no site da editora (clique aqui).

A obra examina estratégias familiares de um grupo social atuante nos espaços de poder local e nacional, durante momentos de reestruturação da ordem política. Esclarece como as formas oficiais de pensar a política – governo, partidos, eleições, grupos de pressão, opinião pública – muitas vezes são obstáculos a pensar os modos de transmissão das posições de poder político, uma vez que os abordam tendo por referência as idealizações produzidas pelos que visam resolver problemas pela ação política ou pela vontade política: eliminar o nepotismo, o apadrinhamento, tornar transparente o modo de acesso aos cargos políticos.

Letícia Bicalho Canêdo nasceu em Muriaé, Zona da Mata de Minas Gerais, em 1942. É professora titular aposentada da Unicamp onde desenvolveu suas pesquisas com ênfase nas transformações das elites políticas e demais grupos dirigentes (recrutamento, modos de legitimação, trajetórias). Como responsável nacional pelo projeto Circulação Internacional e Formação das Elites Dirigentes Brasileiras organizou várias publicações, entre elas ‘Estratégias Educativas das Elites Brasileiras na Era da Globalização’ (Hucitec/Fapesp, 2013).

CONFIRA FOTOS DO EVENTO:

Deixe uma resposta