Lançamento do livro ‘Plinio Martins Filho, Editor de Seu Tempo’ na Livraria Lima Barreto, no Rio de Janeiro, com as presenças de Ulisses Capozzoli e Plinio Martins Filho

No dia 5 de agosto, sábado, a WMF Martins Fontes e a Livraria Lima Barreto realizam o lançamento no Rio de Janeiro da obra Plinio Martins Filho, Editor de Seu Tempo, de Ulisses Capozzoli sobre a trajetória de mais de 50 anos de Plinio Martins Filho na editoração do livro no Brasil. O evento terá início a partir das 11h, com sessão de autógrafos com Ulisses Capozzoli e Plinio Martins Filho. A Livraria Lima Barreto fica localizada na rua Visconde de Pirajá, 595 – Lj. 112, Ipanema).

O livro narra a trajetória de vida e trabalho editorial de Plinio Martins Filho. O biógrafo não se limita à narrativa do biografado, mas a insere no quadro muito mais amplo da historicidade, acompanhando a trajetória e as contribuições de editores internacionais. Com rigor, Capozzoli dá conta das profundas transformações tecnológicas que impulsionariam a produção editorial, mas também das metamorfoses históricas mais amplas, quer no plano internacional, quer no nacional. A narrativa de Ulisses Capozzoli se consubstancia em deliciosa prosa poética, com momentos de inspirado lirismo. 

Nas palavras do crítico literário, escritor e professor Paulo Franchetti: “Plinio Martins Filho é um ineludível ponto de referência. Seja pelo seu trabalho em grandes editoras como a Perspectiva e a Edusp, seja por ter idealizado e construído a Ateliê Editorial, seja ainda por conta da sua ação seminal, como professor, na formação de novos talentos na ECA-USP, sua contribuição à cultura brasileira é inestimável. Tudo isso sabíamos. O que nos restava saber, para maior admiração e espanto, era o percurso que o trouxe até esse lugar, desde uma condição de vida humilde, na qual a escrita e o livro não tinham lugar costumeiro. […] Para nós, amantes do livro e da leitura, é um momento de festa, de esplendor e de celebração da inteligência, da paixão pelo livro e do amor à preservação e transmissão da cultura”.

Plinio Martins Filho – Mestre e doutor em Editoração pela ECA-USP, onde leciona, e atua no mercado editorial há cinquenta anos (Perspectiva, Edusp e Ateliê Editorial). É autor e organizador de vários livros, entre eles Edusp – Um Projeto Editorial e Manual de Editoração e Estilo, vencedor em 2017 do Prêmio Jabuti de melhor livro de Comunicação. Coordena a coleção Artes do Livro, da Ateliê Editorial, e é editor da LIVRO – Revista do Núcleo de Estudos do Livro e da Edição da USP.

Ulisses Capozzoli (Minas Gerais, 1950) cursou Jornalismo na Escola de Comunicação e Artes [ECA] da Universidade de São Paulo [1976], é jornalista especializado em divulgação científica, mestre e doutor em ciências pela Universidade de São Paulo. Editor de Scientific American Brasil por 12 anos e publisher de Astronomy Brasil.

Deixe uma resposta