No Dia da Literatura Brasileira celebra o aniversário do escritor José de Alencar, que nasceu no dia 1 de maio de 1829. Durante o mês, bibliotecas, escolas, editoras, órgãos públicos e outras instituições realizam eventos que discutam ou coloquem em foco a literatura nacional. A Ateliê Editorial não ficaria de fora dessa celebração. Um dos maiores objetivos da editora é a publicação e divulgação de obras clássicas e contemporâneas da literatura brasileira. Confira, no site, uma seleção de livros com descontos especiais para festejar a data (acesse aqui).

Neste dinâmico romance de costumes, Manuel Antônio de Almeida registra com humor as atitudes e tradições da sociedade carioca em meados do século XIX. O atrapalhado protagonista Leonardinho figura, ao lado de Macunaíma, na galeria dos mais representativos anti-heróis de nossa literatura. O professor Mamede Jarouche, da Universidade de São Paulo, assina as notas explicativas e oferece um estudo polêmico, com documentação inédita sobre o autor e a obra. As ilustrações são de Marcelo Cipis.

ATELIÊ EDITORIAL

A excelência na qualidade editorial é a marca de todas as publicações. Cada obra é feita com rigor e fidelidade textual, seja para um título inédito de um novo autor, seja para um clássico da literatura universal. Os clássicos, aliás, são o ponto alto do catálogo. Trazem edições primorosas, apresentações escritas por pesquisadores renomados, textos cotejados com os originais (sempre que possível), notas explicativas e traduções realizadas por alguns dos mais importantes nomes do mercado. Por isso, ajudam efetivamente os estudantes – desde o ensino fundamental – a entrarem em contato com os aspectos mais relevantes de cada obra e a compreenderem a importância de ainda serem estudadas, mesmo tantos anos depois de terem sido escritas.

Deixe uma resposta