Curso online ‘Tragédia Grega: Sófocles e as Faces da Fatalidade’, com Jaa Torrano

Ateliê Editorial e a Balada Literária promovem o curso online TRAGÉDIA GREGA: SÓFOCLES E AS FACES DA FATALIDADE, ministrado por Jaa Torrano, professor titular de língua e literatura grega da Universidade de São Paulo e tradutor das Tragédias Completas de Sófocles, projeto de publicação em sete volumes da Ateliê Editorial em coedição com a Editora Mnēma.

Serão sete encontros semanais, via plataforma Zoom, às quartas-feiras, de 3 de maio até 14 de junho (03/05, 10/05, 17/05, 24/05, 31/05, 07/06 e 14/06), das 20h às 21h30 (duração de 1h30 por encontro). O valor da inscrição para o curso completo é R$ 900,00 (podendo ser parcelado em até 3x no cartão de crédito). Outras formas de pagamento disponíveis: pix, boleto bancário e cartão de débito. As gravações estarão disponíveis aos inscritos até 20 de junho.

INSCRIÇÕES AQUI

TRAGÉDIAS COMPLETAS DE SÓFOCLES 

Publicados desde 2022, a coleção já conta com 4 volumes — Ájax, As Traquínias e, os mais recentes, Antígona e Édipo Rei — e terá seus próximos volumes — ElectraFiloctetes e Édipo em Colono — publicados ao longo de 2023. As edições são bilíngues e contam com aparatos teóricos (glossário mitológico e ensaios críticos) para a melhor compreensão da poesia trágica de Sófocles.

Saiba mais sobre cada título e acompanhe os lançamentos nos sites das editoras – Ateliê Editorial (clique aqui); Editora Mnēma (clique aqui).

SOBRE O CURSO

  • PRIMEIRO ENCONTRO (3/5, às 20h)

ÁJAX: Ájax entre Áte e Atena

O momento histórico da tragédia na Grécia: democracia e império; o legado do pensamento mítico, a tradição do código aristocrático e a perspectiva democrática. Odisseu como modelo de piedade e Ájax, de soberba. O herói e seu discurso de duplo sentido.

  • SEGUNDO ENCONTRO (10/5, às 20h)

AS TRAQUÍNIAS: Sra. e Sr. Héracles

Os poderes invencíveis do Deus Eros; os limites humanos da compreensão das revelações divinas. O personagem de Héracles nas tragédias As Traquínias de Sófocles e Héracles de Eurípides entre a veneração piedosa e a crítica severa.

  • TERCEIRO ENCONTRO (17/5, às 20h)

ANTÍGONA: Antígona entre Amor e Erronia

O império da Áte (“cegueira moral”) e as ambiguidades do poder e do amor. O destino oculto e revelado no nome de Antígona.

  • QUARTO ENCONTRO (24/5, às 20h)

ÉDIPO REI: A Cratofania de Apolo

A ambígua presença do Deus Apolo no oráculo, na descrição mítica da peste e no discurso de duplo sentido do rei Édipo. Liberdade e fatalidade: a noção mítica de causalidade.

  • QUINTO ENCONTRO (31/5, às 20h)

ELECTRA: Orestes e o Oráculo

As representações de Orestes na épica e na tragédia: justiça tribal e a justiça democrática. Electra e a têmpera do herói a serviço da justiça em contexto democrático.

  • SEXTO ENCONTRO (7/6, às 20h)

FILOCTETES: Filoctetes entre Mentiras e Verdades

As refrações da verdade: entre mentiras que se revelam verdadeiras e verdades que se revelam falsas. Odisseu como modelo de virtude militar e de piedade religiosa nas tragédias Filoctetes e Ájax.

  • SÉTIMO ENCONTRO (14/6, às 20h)

ÉDIPO EM COLONO: Édipo entre Apolo e Erínies

A interface trágica de Zeus e das Erínies: Édipo como figuração do poder luminoso do Deus Apolo e do poder tenebroso das Deusas Erínies.

SOBRE O PROFESSOR

José Antonio Alves Torrano (Jaa Torrano) fez a graduação (1971-74) em Letras Clássicas (Português Latim e Grego) na Universidade de São Paulo, onde começou a lecionar Língua e Literatura Grega como auxiliar de ensino na Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas em 1975. No Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade São Paulo defendeu o mestrado em 1980 com a dissertação “O Mundo como Função de Musas”, o doutorado em 1987 com a tese “O Sentido de Zeus: o Mito do Mundo e o Modo Mítico de Ser no Mundo”, a livre-docência em 2001 com a tese “A Dialética Trágica na Oresteia de Ésquilo” e desde 2006 é professor titular de língua e  literatura grega. Em 2000 foi professor visitante na Universidade de Aveiro (PT).

Como bolsista pesquisador do CNPq traduziu e estudou todas as tragédias supérstites de Ésquilo, Sófocles e Eurípides. Publicou os livros: 1) de poesia: A Esfera e os Dias (Annablume, 2009), Divino Gibi: Crítica da Razão Sapiencial (Annablume, 2017); 2) de ensaios: O Sentido de Zeus: o Mito do Mundo e o Modo Mítico de Ser no Mundo (Roswitha Kempf, 1988/ Iluminuras, 1996), O Pensamento Mítico no Horizonte de Platão (Annablume, 2013), Mitos e Imagens Míticas (Córrego, 2019); e 3) de estudos e traduções: [Hesíodo] Teogonia a Origem dos Deuses (Roswitha Kempf, 1980/Iluminuras, 1991), [Ésquilo] Prometeu Prisioneiro (Roswitha Kempf, 1985), [Eurípides] Medeia (Hucitec, 1991), [Eurípides] Bacas (Hucitec, 1995), [Ésquilo] Oresteia: I Agamêmnon, II Coéforas, III Eumênides (Iluminuras, 2004), [Ésquilo] Tragédias: Os Persas, Os Sete contra Tebas, As Suplicantes, Prometeu Cadeeiro (Iluminuras, 2009), [Eurípides] Teatro Completo (e-book, 3 vols. Iluminuras, 2015, 2016, 2018), [Platão] (com Irley Franco) O Banquete (PUC-Rio/Loyola, 2021), [Sófocles] Tragédias Completas: I Ájax, II As Traquínias (Ateliê, 2022).

Além disso, publicou estudos sobre literatura grega clássica em livros e periódicos especializados. A publicar: Solidão Só Há de Sófocles (poemas) pela Ateliê Editorial.

Deixe uma resposta