No catálogo da Ateliê Editorial: ‘História de um Livro’, de Marisa Midori Deaecto

Berlim, Viena, Lisboa, Nova York, Rio de Janeiro… 48 edições impressas desde o lançamento simultâneo em Londres e Paris, sem contar as contrafações, reimpressões e reedições. Como explicar um tal sucesso?

A partir dessa pergunta, Marisa Midori Deaecto nos convida a uma viagem pela velha Europa, nos tempos da Primavera dos Povos, com o fim de desvelar os bastidores da construção de um livro destinado a corroer as bases das lutas democráticas.

Ao recompor a fortuna editorial de De la Démocratie em France, de François Guizot, a autora faz emergir a figura de um grande historiador, jurista e político, que marcou a primeira geração de estudiosos da Revolução Francesa, propôs as linhas mestras do direito constitucional e se tornou o todo poderoso ministro de Luís Filipe, o rei burguês destronado pelo povo na tonitruante Paris de Fevereiro de 1848.

Marisa Midori Deaecto – Professora Livre-Docente em História do Livro, na Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP), com estágios em diversas instituições estrangeiras de nível superior. Formou-se em História e doutorou-se em História Econômica pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP). Em 2017, recebeu o título de Doutora Honoris Causa pela Universidade Eszterházy Károly, Eger (Hungria), por suas contribuições à difusão da história do livro e das bibliotecas em uma perspectiva transnacional. É editora da revista “Livro”, do Núcleo de Estudos do Livro e da Edição (NELE) e autora, dentre outros títulos, de “O Império dos Livros” (Edusp/Fapesp, 2011 e 2019), agraciado com os prêmios Jabuti da CBL (1º lugar em Comunicação) e Sérgio Buarque de Holanda, outorgado pela Fundação Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, na categoria Melhor Ensaio Social.

PROMOÇÃO LIVROS SOBRE LIVROS

Nova promoção da Ateliê Editorial no ar. Confira as obras que tem como tema o livro, desde a tipografia, preparação, design, editoração até a publicação. Acesse aqui.

Deixe uma resposta