Dia do Patrimônio Histórico

17 de agosto é o Dia do Patrimônio Histórico. A preocupação em resgatar e preservar nossas raízes históricas levou à criação deste dia; uma homenagem a todos os bens criados pelo ser humano e pela natureza.

Para comemorar a data, confira a nossa seleção de livros sobre o tema:

Prelúdio da Metrópole – Arquitetura e Urbanismo em São Paulo na Passagem do Século XIX ao XX

Projetos monumentais, falta de planejamento, especulação imobiliária e segregação da pobreza. Esses são alguns dos aspectos que marcaram a transformação de São Paulo, de capital provinciana a grande metrópole, na passagem para o século XX. Fartamente ilustrado, este livro revela traços usualmente omitidos nas narrativas tradicionais e nostálgicas sobre o tema. Por isso, Prelúdios da Metrópole é leitura essencial a quem estuda a cidade de São Paulo, sua arquitetura e sua evolução sociocultural.

Preservação do Patrimônio Arquitetônico da Industrialização

A não aplicação de certos princípios às atividades de restauro pode trazer consequências graves à preservação dos patrimônios arquitetônicos. Este livro traz a releitura crítica de algumas teorias, de modo a conciliá-las às circunstâncias atuais e guiar as intervenções concretas nesses bens. O texto aprofunda, especificamente, algumas questões sobre a restauração do patrimônio industrial. Assim, a autora busca superar certas lacunas conceituais nos atuais debates sobre preservação no Brasil.

Catecismo da Preservação de Monumentos

Incisivo e provocador, este escrito de 1910 traz originais reflexões sobre o patrimônio histórico. O pressuposto das ideias aqui desenvolvidas é o respeito pela produção dos antepassados. O autor condena as propostas voltadas à unidade de estilo e defende que se mantenha a relação entre o objeto e seu entorno, com ênfase para a composição da paisagem. Para Dvorák, as ameaças aos monumentos são causadas por negligência, cobiça, ideias errôneas sobre progresso e falta de educação estética.

Os Restauradores

Arquiteto, historiador, restaurador e professor, Boito foi um pensador de destaque no cenário cultural italiano do século XIX. Os Restauradores é uma de suas conferências, apresentada durante a exposição de Turim em 1884. Boito trata aqui de conceitos que se consolidaram no século XX, como a ênfase ao valor documental dos monumentos históricos. Suas contribuições empíricas e teóricas foram fundamentais para a atual teoria de restauração dos bens culturais.

Deixe uma resposta