Ateliê Editorial lança segunda edição da obra ‘As Vidas de Dante’, de Eduardo Henrik Aubert

De volta ao catálogo da Ateliê Editoria, agora com edição revisada e ampliada, a obra As Vidas de Dante, de Eduardo Henrik Aubert – que também realizou seleção, tradução, introdução e notas -, está com desconto especial de lançamento no site, de R$75,00 – por R$48,75. Aproveite, pois a oferta é por tempo limitado.

Dante Alighieri foi objeto de várias biografias ao longo das décadas seguintes à sua morte. Eduardo Henrik Aubert reúne e traduz pela primeira vez em português alguns desses testemunhos dos séculos XIV-XV sobre Dante. O contato direto com esses relatos permite ao leitor situar, cruzar e comparar informações que em muitas biografias modernas do poeta nem sempre foram bem aproveitadas.  Entendendo que a obra de Dante Alighieri (1265-1321) está intimamente articulada às condições concretas da vida do autor, este livro propõe a tradução anotada de todas as biografias de Dante escritas até a década de 1430. 

A leitura desses textos mostra que a vida de Dante e as vidas de Dante – suas biografias – não pertencem a planos autônomos da realidade, mas se imbricam como atos e processos responsáveis pela estruturação do mundo social. Assim, esta coletânea instiga o leitor a correlacionar história literária, biografia histórica e história social.

Eduardo Henrik Aubert é Mestre em História Social pela USP e doutorando em Histoire et Civilisations na École des Hautes Études en Sciences Sociales – Paris. Publicou diversos artigos e capítulos de livros sobre história medieval e historiografia no Brasil e no exterior.

Deixe uma resposta