Segunda edição de ‘Angola e Moçambique’, de Rita Chaves, em promoção no site da Ateliê Editorial

De volta ao catálogo da Ateliê Editorial, a obra Angola e Moçambique – Experiência Colonial e Territorial, de Rita Chaves, está em promoção – por tempo limitado – no site, de R$65,00, por R$40,30. O volume, em 2ª edição, ortografia revisada e acréscimo de novos capítulos, tem ilustração de capa por Henrique Xavier.

Este volume reúne textos sobre a literatura dos dois maiores países africanos de colonização portuguesa. Em ambos, o passado de lutas pela emancipação é transfigurado em arte por autores que buscam a construção, quase utópica, de uma identidade nacional. A autora, professora da USP, faz análises contundentes – por exemplo, sobre a obra do angolano Manuel Rui Pepetela. Neste livro, destaca-se também uma entrevista dada por José Craveirinha, poeta que lutou pela independência de Moçambique.

A autora, professora e pesquisadora, Rita Chaves, escreveu: “Conhecer a África é, sem dúvida, abrir os olhos a matrizes que nos compõem, que interferem em nosso modo de ser, em nossa forma de estar no mundo. Perceber as similitudes e as diferenças é um dos objetivos que anima o estudioso e esteve presente no desenvolvimento de algumas reflexões que têm lugar nesses artigos”.

Rita Chaves

Rita Chaves é professora de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa na Universidade de São Paulo. Foi professora visitante na Yale University, entre 1996 e 1997, e na Universidade Eduardo Mondlane, entre os anos de 1998 e 2000. Entre outros títulos, publicou A Formação do Romance Angolano. É coorganizadora de Portanto… Pepetela (Ateliê Editorial).

Deixe uma resposta