Ateliê Editorial e Editora Mackenzie publicam a obra ‘Bíblia, Literatura e Recepção’, organizada por João Leonel

Ateliê Editorial e Editora Mackenzie publicam a obra Bíblia, Literatura e Recepção, organizada pelo teólogo e professor João Leonel. O livro é fruto de projeto de pesquisa financiado pelo Fundo Mackenzie de Pesquisa (MackPesqueisa) e desenvolvido pelo programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UFM). A obra já está à venda no site da Ateliê Editorial (Clique aqui).

Segundo Leonel: “Este livro, de modo particular, traz grande satisfação aos pesquisadores e estudantes ligados ao projeto. Primeiro, por demonstrar, de forma concreta, que a pesquisa sobre a Bíblia, seja em sua abordagem literária, seja em seu diálogo com a literatura, ou nas variadas formas de sua recepção, é uma realidade em contexto nacional neste momento, para qual temos a alegria de contribuir”.

Distribuído em três partes – I. Bíblia como Literatura, II. Bíblia e Literatura, III. Bíblia e Recepção – o livro apresenta, além de Leonel, textos dos autores e pesquisadores Anderson de Oliveira Lima, Júlio Paulo Tavares Mantovani Zabatiero, Suzana Chwarts, Ricardo César Toniolo, Thiago Mio Salla, Alex Villas Boas, Cristhiano Aguiar, Thiago Cavalcante Jeronimo, Paulo Augusto de Souza nogueira, Bert Jan Lietaert Peerbolte, Jonathan Luís Hack, Angela Parchen Rasmussen, Paula Almeida Mendes e Carmen Yebra Rovira.

A escritora, professora e pesquisadora, Marisa Midori Deaecto, no prefácio intitulado O Livro entre Nós, destaca: “Os capítulos reunidos nesse belíssimo livro, organizado por João Leonel, abrem novas veredas para essa questão aparentemente insolúvel da fé e da fruição por meio da leitura bíblica. Ou, melhor dizendo, da palavra que assume a vocação salvacionista, capaz de conduzir o leitor/ouvinte a uma experiência mística, embora não se descuide de seu valor estético”. Já a historiadora Carolina Bednarek apontou: “Este é um livro sobre diversos livros que, envolvido por uma mesma capa, formam um dos volumes fundamentais de nossa cultura, quer como escrita sagrada, quer como título de maior reprodução e circulação”.

João Leonel possui graduação em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul e em Letras pela Universidade Metodista de São Paulo, mestrado em Ciências da Religião com concentração em Bíblia, pela Universidade Metodista de São Paulo, doutorado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas, pós-doutorado em História da Leitura pelo Centro de História da Leitura pelo Centro de História da Cultura da Universidade Nova de Lisboa, Portugal. É professor no Seminário Presbiteriano do Sul e na graduação e pós-graduação em Letras, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (atuando na linha de pesquisa: Literatura e Discurso Religioso). Coordena o Núcleo de Estudos Bíblia e Literatura (NEBIL, CNPq). Autor dos livros História da Leitura e Protestantismo Brasileiro (2016); Mateus, o Evangelho (2013); Bíblia, Literatura e Linguagem (2011, com Júlio Zabatiero), entre outros.

Deixe uma resposta