Neste sábado, Ateliê e Mnēma realizam o lançamento da obra ‘Plínio, O Jovem – Epístolas Completas’ na Livraria da Vila

Ateliê Editorial, Editora Mnēma e Livraria da Vila realizam o lançamento da obra Plínio, O Jovem – Epístolas Completas, no sábado, 14 de maio, a partir das 17h, na unidade da rua Fradique Coutinho, 915, em Pinheiros, São Paulo. Este livro, Volume Um, contendo as obras I, II e III, em edição bilíngue – Latim/Português -, tem tradução, introdução e notas de João Ângelo Oliva Neto, assim como leitura crítica por Paulo Sérgio de Vasconcellos.

Serão editados mais três volumes, completando a obra: Volume Dois (Livros IV, V e VI), Volume Três (Livros VII, VIII e IX) e Volume Quatro (Livro X). Confira mais no site da Ateliê Editorial (clique aqui).

Os dez livros de epístolas de Plínio, o Jovem (62-c. 114 d.C.) –, que ao lado de Cícero (106-43 a.C.) e Sêneca, o Filósofo (c. 4 a.C.-65 d.C.) foi um dos três grandes epistológrafos da antiga Roma – são como que a crônica diária da vida romana por volta de 100 d.C. no esplendoroso tempo do imperador Trajano.

Nada escapa ao olhar testemunhal de Plínio, o Jovem, nada é estranho ou alheio a suas epístolas: a erupção do Vesúvio, que destruiu cidades e matou Plínio, o Velho, seu tio; as decisões importantes no Senado; o interrogatório de cristãos presos por causa de sua fé; o assassinato de um senhor pelos escravos, mas também a doença de um parente, a educação de um jovem, a opinião de Plínio sobre a qualidade da poesia e da oratória do tempo e principalmente o modo extraordinário como descreve (como quem pinta) a beleza de uma região, de um lago, de uma propriedade, de uma estátua.

Deixe uma resposta