A obra ‘O Tempo Vivo da Memória – Ensaios de Psicologia Social’, de Ecléa Bosi, volta ao catálogo da Ateliê Editorial

De volta ao catálogo da Ateliê Editorial, em sua quarta edição, a obra O Tempo Vivo da MemóriaEnsaios de Psicologia Social, de Ecléa Bosi. O livro já está à venda no site da editora (clique aqui).

Depois de Memória e Sociedade, Ecléa Bosi revisita grandes teóricos das Ciências Humanas para com eles dialogar sobre a memória. São temas apaixonantes que percorremos por um caminho inovador: preconceito, conformismo, rebeldia. A substância social da memória, à luz de Bergson e de Benjamin, traz sugestões ainda inexploradas para o jovem pesquisador. A intolerância é descrita em imagem impressionantes do Campo de Terezin. Os conceitos de Trabalho em Gandhi e Desenraizmento em Simone Weil são transpostos para o cotidiano das metrópoles de hoje. Estudiosos de Ciências Humanas encontrarão neste livro uma fonte original na qual os clássicos ganham surpreendente atualidade.

Ecléa Bosi nasceu em São Paulo, filha de d. Ema – dos Strambi da rua da Consolação – e de Antonio Correa Frederico, família com raízes em Santo Amaro e Pinheiros. Era casada com Alfredo Bosi e teve dois filhos, Viviana e José Alfredo. Faleceu em 9 de julho de 2017. Foi professora de psicologia social na Universidade de São Paulo, coordenadora da Universidade da Terceira Idade na mesma instituição e militante de ecologia. Autora de Cultura de Massa e Cultura Popular – Leituras de OperáriasRosalía de Castro: Poesias (tradução); Simone Weil – A Condição Operária e Outros Estudos sobre a Opressão, Memória e Sociedade – Lembranças de Velhos, A Casa & Outros Poemas (edição póstuma), Tempo Vivo da Memória Velhos Amigos, publicados pela Ateliê Editorial.

Deixe uma resposta