Plinio Martins Filho: Aníbal Bragança – Herói do Livro

Aníbal Bragança (1944-2022)

Notícia que deixa triste não apenas os familiares, amigos e todos que amam os livros: no dia 4 de fevereiro faleceu aos 77 anos, em Niterói – RJ, Aníbal Bragança.

Português de Santa Maria da Feira, chegou ao Brasil aos 12 anos e construiu uma vida voltada aos livros: da criação da Livraria Encontro à direção da Editora da Universidade Federal Fluminense, passando pela fundação de instituições como a Associação Brasileira de Editoras Universitárias (Abel) e a Associação Nacional de Livrarias (ANL), Aníbal dedicou-se ao estudo do livro, da edição, da leitura e das políticas públicas para a promoção e desenvolvimento do setor editorial no Brasil.

O Impresso no Brasil – Dois Séculos de Livros Brasileiros (Editora Unesp), vencedor do prêmio Jabuti 2011, na área de Comunicação, Rei do Livro – Francisco Alves na Cultura do Livro e da Leitura no Brasil (Edusp) e Livraria Ideal – Do Cordel à Bibliofilia (Edusp) fazem parte do legado de estudos e pesquisas sobre o livro como bem cultural.

Presença marcante nos debates sobre o mercado editorial, Aníbal foi um dos pioneiros na concepção de livraria como centro cultural e promovia com regularidade encontros com autores, exibição de filmes e mostras de arte em suas livrarias.

Livreiro, editor, professor, homem público: um “herói do livro”, que acompanhado pelos seus fiéis escudeiros avançou por montes e vales, lutando contra moinhos de vento e toda sorte de desafios em nome de seus ideais.

Os livros agradecem!

Deixe uma resposta