Leia um trecho de ‘Rio de Janeiro e os Primórdios dos Instintos Literários’, de Fernando Paixão, presente na revista LIVRO 9/10

No Blog da Ateliê, vamos apresentar trechos dos textos dos autores e autoras que fazem parte do novo número duplo da Livro – Revista do NELE (Núcleo de Estudos do Livro e da Edição/USP). , que foi lançada em dezembro pela Ateliê Editorial.

Livro – a Revista é uma publicação do NELE (Núcleo de Estudos do Livro e da Edição), da USP, juntamente com a Ateliê Editorial. É um fórum aberto à reflexão, ao debate e à difusão de pesquisas que tem na palavra impressa seu objeto principal.

Leia um trecho de Rio de Janeiro e os Primórdios dos Instintos Literários, de Fernando Paixão:

A segunda metade do século XIX foi um período intenso e eclético, do ponto de vista político e cultural, e por certo o Rio de Janeiro se encontra no centro desse movimento. A rigor, o pano de fundo da vida literária daquela época mantém estreita relação com a vida intelectual e política que ali se desenvolvia. E, ainda que outras cidades se destacassem – Recife ou São Paulo, por exemplo –, era no ambiente carioca que estava o centro avançado do país. Com a literatura, não era diferente. ¶ Nas ruas centrais dessa cidade é que vamos encontrar as primeiras lojas e livrarias voltadas para divulgar no Brasil as novidades europeias, principalmente francesas. Com frequência, chegavam ali grandes navios trazendo a última moda em perfumes, roupas e produtos domésticos, e os carregamentos incluíam vários dos livros de sucesso na Europa. ¶ Sabemos hoje que esse comércio se intensificou muito a partir de meados do século. Antes disso, porém, tivemos algumas poucas décadas em que ocorreram os primeiros passos de nossa infância cultural e literária, cuja dinâmica foi mais surpreendente do que se imagina num primeiro momento.

Deixe uma resposta