Leia um trecho de ‘Por Falar em Leitura’, de Carlos Nejar, presente na revista LIVRO 9/10

No Blog da Ateliê, vamos apresentar trechos dos textos dos autores e autoras que fazem parte do novo número duplo da Livro – Revista do NELE (Núcleo de Estudos do Livro e da Edição/USP). , que foi lançada em dezembro pela Ateliê Editorial.

Livro – a Revista é uma publicação do NELE (Núcleo de Estudos do Livro e da Edição), da USP, juntamente com a Ateliê Editorial. É um fórum aberto à reflexão, ao debate e à difusão de pesquisas que tem na palavra impressa seu objeto principal.

Leia um trecho de Por Falar em Leitura, de Carlos Nejar:

A leitura não é só um exercício de liberdade – porque ler é deixar sem barreiras o espírito ou lindes no pensamento. Mas é também forma de, estando na palavra, estar com todos. Como a pedra no lago, tocamos o inconsciente coletivo. Ou, como o lago na pedra, despertamos a humanidade em nós. Com a experiência e sabedoria da nuvem de gerações. ¶ E a leitura não é inocente, porque a lucidez não é inocente, mesmo que lidemos com certa inocência nos devaneios. ¶ Na poesia descobrimos o mundo, como se pertencêssemos a uma tribo nalgum lugar da imaginação. E não há grande poesia sem a cosmovisão do mundo, sem a inteligência das coisas que nos cercam, ou a intuição da natureza. ¶ Na ficção, convivemos com relatos e personagens, onde se mora, além dos gêneros, na casa da linguagem e ela reside em nós. ¶ E o romance nos transporta, pela autoridade inventiva do autor, à outra dimensão da realidade. Não sei se mais feliz, todavia poderosa e convincente. E a realidade não basta, precisa da imaginação, que é o esplendor da verdade. Ou visualização de criaturas que reconhecemos, com rosto que nos leva a um outro tipo de memória, ou ao idioma dos sonhos, com suas imagens, símbolos, mitos, obstinações. Sonhamos junto com o autor, ou continuamos o sonho dele. E o que é sonhado não perde o tempo da memória ou da soluçada cicatriz do tempo.

Deixe uma resposta