Centenário de Jacó Guinsburg é celebrado em evento no Sesc

Participam do evento: Roberta Estrela D’Alva, Rosangela Patriota, Plinio Martins Filho, Gita Guinsburg, Abílio Tavares, Celso Lafer, Leda Maria Martins e Sérgio Kon

Nesta terça-feira, 21 de setembro, a partir das 19h, acontece o projeto 100 JACÓ, que visa celebrar os cem anos de nascimento do editor, escritor, crítico e professor Jacó Guinsburg. Nascido em 20 de setembro de 1921, na Bessarábia (hoje território da Moldávia), na Romênia, Jacó veio com os pais aos três anos de idade para São Paulo.

Participam do evento: Roberta Estrela D’Alva, Rosangela Patriota, Plinio Martins Filho, Gita Guinsburg, Abílio Tavares, Celso Lafer, Leda Maria Martins e Sérgio Kon.

Autodidata, aqui construiu uma brilhante carreira intelectual, acadêmica e profissional, com grandes contribuições para a cultura brasileira. Esteve à frente da editora Perspectiva, onde construiu um catálogo de mais de mil títulos ao longo de 56 anos. Faleceu em 21 de outubro de 2018, em São Paulo, aos 97 anos, ainda em plena atividade profissional. Na roda de conversa “A cultura dos livros”, personagens centrais na vida profissional e afetiva de Jacó Guinsburg trazem memórias, convicções e situações vividas por eles em sua longa convivência.

Um espaço para a memória afetiva, revelações de personalidade e de muitos projetos sonhados juntos. Serão exibidos ainda depoimentos gravados em vídeo no decorrer da mesa redonda. Será realizado também nessa noite, o lançamento do livro Digitais de um leitor, com textos curtos e resenhas escritos por Jacó Guinsburg para apresentar diversos livros de outros autores ao leitor brasileiro. Com curadoria de Gita Guinsburg e Abílio Tavares, esta atividade é uma parceria com a Editora Perspectiva.

Assista aqui:

Deixe uma resposta