Ateliê lança Quatro Ensaios sobre Oscar Niemeyer

Livro oferece leituras inéditas da obra, do discurso e da influência do arquiteto, dentro e fora do Brasil

“Niemeyer, nunca é demais.” O título escolhido para o texto introdutório da obra Quatro Ensaios sobre Oscar Niemeyer, escrito por Sylvia Ficher, professora da Universidade de Brasília, ganhou total apoio de Ingrid Quintana Guerrero, que junto com Paulo Bruna organizou o trabalho agora lançado pela Ateliê Editorial.

A obra é um esforço coletivo da equipe de pesquisa Arquitetura e Cidade Moderna e Contemporânea – cujos membros possuem abordagens e trajetórias totalmente diferentes – para trazer ao público uma crítica sobre pontos da criação do arquiteto carioca que parecem esgotados, mas não estão: sua obra em São Paulo, suas ligações com Le Corbusier, a crítica internacional e a arquitetura religiosa latino-americana.

Para a organizadora, apesar das inúmeras obras lançadas todos os anos sobre Niemeyer, o legado do arquiteto ainda surpreende: “Quanto mais nos aprofundamos na sua produção, nos seus edifícios e nos seus desenhos, ficamos mais maravilhados pela sua criatividade, disciplina e coragem”, diz ela, que destaca ser impossível negar a condição de Niemeyer como mestre renascentista no meio do século 20. “Sempre haverá uma lição para aprender nos seus bate-papos com sócios e amigos, nos seus croquis e na vitalidade que sua arquitetura oferece ao espaço urbano de cidades como São Paulo ou Belo Horizonte”, completa.

Conheça melhor cada um dos 4 ensaios

A obra traz Hugo Segawa, que apresenta “Entre Dois Pavilhões: a Repercussão Internacional de Oscar Niemeyer”. O texto vai da representação do Brasil na Feira de Nova York, em 1939, ao Serpentine Pavillion no Hyde Park, de 2003, fazendo baldeação na sede da ONU, de 1947. No caminho, expõe os altos e baixos da recepção dada a Niemeyer no exterior, seja em função de alguns de seus projetos realizados fora do Brasil, seja pela crítica europeia da sua obra em diferentes momentos.

Rodrigo Queiroz, em “A Revisão Crítica de Oscar Niemeyer”, propõe um passeio mais curto, porém não menos apurado, indo dos ataques da crítica a que Niemeyer esteve submetido nos primeiros anos da década de 1950 até seus palácios para Brasília. E assim, revela a influência – sempre negada pelo arquiteto – de tal crítica na inflexão que se efetua em seus procedimentos projetuais, operada no breve mas inspirado momento que vai de 1954 a 1958.

Já Paulo Bruna apresenta “A Obra de Oscar Niemeyer em São Paulo”, primeira avaliação em profundidade da sua produção paulista. Nosso estado tem aqui um mapeamento bem mais extenso do que aquele tradicionalmente associado à presença do arquiteto carioca em terras bandeirantes.

Por fim, Ingrid Quintana Guerrero se debruça sobre a arquitetura religiosa de Niemeyer e percorre território pouco explorado: sua influência em realizações latino-americanas, inclusive de profissionais de grande envergadura, como Félix Candela e Carlos Raúl Villanueva.

Serviço

Quatro Ensaios sobre Oscar Niemeyer

Formato: 16 x 18 cm

Número de páginas: 344

ISBN: 978-85-7480-666-2

Preço: R$ 47,00

 

Sobre a Ateliê Editorial

A Ateliê Editorial está no mercado desde 1995, atuando principalmente nos segmentos de literatura – ensaios, crítica literária e outras matérias de natureza acadêmica; comunicação e artes; arquitetura; edição de clássicos da literatura; e estudos sobre o livro e seu universo. O objetivo desta casa é levar ao público leitor livros de alta qualidade editorial, em edições cuidadosas que primam pela atenção ao conteúdo, à forma e à expressão. Isso transparece tanto nas capas quanto no rigor e fidelidade textual, o que pode ser comprovado pelos diversos prêmios nacionais e internacionais já recebidos pela editora – como Jabuti, APCA e IDA International Design Awards (EUA).

Site: www.atelie.com.br

Blog: https://blog.atelie.com.br/

Twitter: @atelieeditorial

Facebook: https://pt-br.facebook.com/atelieeditorial

 

Contatos para Imprensa:

Milena O. Cruz

[email protected]

Tel: (11) 4402-3183/(11) 98384-3500

 

 

 

Deixe uma resposta