Problemas para ler histórias de amor?

Por: Eliane Fernandes*

Eliane Fernandes

Como já contei em outro post, minha relação com os livros começou bem tarde. Imagino que se este universo fizesse parte de minha vida desde meus primeiros passos, hoje seria tudo muito diferente.

Quando se descobre que ler é muito bom e gratificante, tudo à sua volta parece mudar, assim como um primeiro amor.Tudo que se vê ajuda a lembrar de um livro: dos personagens, do cenário, da história.Os pensamentos quase sempre fogem da realidade, criando um mundo só seu.Entretanto não foi fácil seguir essa nova descoberta, alguns obstáculos foram colocados para que eu fosse provada, provas essas que eu resumo em: eu mesma e as outras pessoas.

Posso dizer que as primeiras páginas de leitura foram complicadas, afinal de contas eu não tinha o hábito de ler e, no começo de uma obra, geralmente, o autor apresenta os personagens, o local, deixando o m

ovimento do enredo mais para frente. Foi bem difícil lutar contra o sono, contra a vontade de assistir TV, de ouvir música ou até mesmo de ficar no Facebook.Mas fiz uma forcinha, afinal eu tinha que ganhar uma aposta e provar a mim mesma que eu era capaz de ler um livro inteiro. Depois do primeiro capítulo não consegui mais parar de ler, não me importava mais a aposta, eu queria mesmo era saber o final da história.

As pessoas também foram um obstáculo e tanto em minha “nova vida”.Primeiro porque todos estranhavam de eu estar carregando um livro para cima e para baixo, vinham várias perguntas e comentários como: “que livro é esse?”; “você está lendo?”; “você deveria ler ‘tal’ livro”; “este livro é inadequado”; “por que está lendo isso?”, “credo, você está lendo este livro?”; “não tinha nada melhor pra ler?” e mais uma infinidade de perguntas e comentários.Claro que algumas perguntas e observações são normais e pertinentes, entretanto eu percebia que algumas pessoas queriam moldar o meu gosto literário, fazendo críticas aos livros que eu escolhera para ler: por ser para jovens, por ter cenas picantes, por ser de príncipes e princesas, por ter vampiros… Enfim, haviam pessoas que se incomodavam pelo que eu lia, isso sem dúvida me deixava irritada e prejudicava minha leitura. Mas, mesmo assim, eu ouvia todas as críticas e comentários, pensando: “como resolver isso, sendo clara o bastante e que a pessoa não fique magoada?” Fácil:sendo sincera. Eu sempre ouvi tudo, mas também sempre deixei muito claro que era eu quem estava lendo, então não havia motivos para tanto alarde.Além disso, sempre deixei muito claro que se eu sentir vontade de ler eu lerei, independente da opinião de quem seja.O importante é eu gostar e ninguém mais.

No final de tudo foi fácil ler, primeiro eu tive que condicionar a mim mesma a uma nova rotina, tive que mostrar para o meu cérebro pouco treinado que ler é divertido.E quanto às pessoas? Hoje não ligo mais para o que dizem, geralmente eu ouço, viro a página e continuo lendo, o importante é a leitura me fazer feliz, então se eu me interessar pela história, pode ser de monstro, de pirata, de mocinho e bandido ou até mesmo sobre a lua, eu irei ler.

 

* Filha mais velha de uma família simples da capital da cidade de São Paulo, terminou o ensino médio em 2005. Formada em Ciências Econômicas, especializada em Finanças e prestes a tornar-se especialista em Perícia Criminal e Ciências Forenses.

 

12 Comentários


  1. Bravo!!! Adorei seu artigo. Críticas sempre existirão, mas temos livre arbítrio para escolhermos o que nos convem e o mais importante é sermos felizes . Parabéns.


  2. Só li verdades! As pessoas querem nos moldar para os gostos delas, difícil achar alguém que diga “poxa, bacana que você está lendo. Depois me fala como é a história?”. Passo pelas mesmas coisas que você é também aprendi a ignorar kkkkk. Mas quando eu vejo que alguém está lendo, sempre vou perguntar sobre o livro, e se me interessar, eu vou ler sim, independente sobre o que seja… pode ser para crianças, para jovens, picante, de terror, ou até mesmo ilustrações… se eu gosto, eu leio.
    Parabéns Eli! Seus artigos são sempre ótimos e de uma leitura gostosa, é como conversar com aquela amiga que te entende sem você precisar contar tudo! Adoro!!!


    1. Oi Bar,
      É muito chato mesmo, mas criticas sempre haverão.
      O importante é fazer o que nos deixa feliz sem se importar com os outros!

      Adorei sua ultima frase e com ela veio a certeza de objetivo alcançado.
      Fico feliz que tenha gostado e como sempre obrigada pelo prestigio e pelo carinho!

      Bjus enormes.


  3. Parabéns realmente quando começamos a fazer uma coisa que não estamos acostumados levamos um tempo para adaptar a nós mesmos e o ambiente a nossa volta.


    1. Oie,

      Obrigada!
      Sim.
      Pena que eu comecei tarde.
      Realmente ler é uma paixão e se depender de mim, levarei esse amor para todas as pessoas que puder alcançar.

      Obrigada pelo apoio

      Abraço

Deixe uma resposta