Prêmio Jabuti divulga livros finalistas de 2016

A Câmara Brasileira do Livro – CBL – acaba de divulgar a lista dos livros finalistas à 58ª edição do Prêmio Jabuti. Foram mais de 2400 inscritos nas 27 categorias que o Prêmio Jabuti contempla, e três títulos da Ateliê Editorial conseguiram indicação.

CapasNa categoria “Projeto Gráfico” foi indicado Capas de Santa Rosa, uma coedição com as Edições SESC SP. O livro reúne cerca de 300 capas do paraibano Tomás Santa Rosa, até então dispersas em sebos, coleções particulares e bibliotecas, e que servem como fonte de pesquisa para futuros trabalhos sobre a história do livro e das artes visuais. O autor Luís Bueno levou dez anos para realizar o trabalho. Por meio desta obra, o leitor pode acompanhar a transição das capas predominantemente tipográficas para as ilustradas, bem como compreender o aprimoramento crescente do campo editorial.

 

Antologia da Poesia Erótica BrasileiraNa categoria “Poesia”, foram duas indicações. A Antologia da Poesia Erótica Brasileira, organizada por Eliane Robert Moraes, foi lançada durante a 13ª FLIP. Com desenhos de Arthur Luiz Piza, a obra, de mais de 500 páginas, é resultado de uma extensa pesquisa iniciada em 2005. São cerca de 350 poemas escritos nos últimos quatro séculos por autores brasileiros conhecidos do grande público – Gregório de Matos, Gonçalves Dias, Carlos Drummond de Andrade, Ana Cristina César, Hilda Hilst, Roberto Piva e Arnaldo Antunes, entre outros. A obra também reúne textos de escritores menos conhecidos, como Francisco Moniz Barreto, Múcio Teixeira e Moysés Seyson e poemas anônimos.

 

viagem-deserto

 

Viagem a um Deserto Interior, de Leila Guenther, também é finalista na categoria “Poesia”. Reunindo poemas e haicais, o livro surgiu de um desejo da autora, até então com vasta experiência em prosa, mais especificamente com os contos, de experimentar outro gênero. “O livro coincide com uma fase de transformação profunda em minha vida, que me fez sentir mais livre para escrever”, afirma Leila.

 

 

 

Os vencedores do Prêmio Jabuti deste ano serão conhecidos no dia 11 de novembro. A cerimônia de entrega do Jabuti acontecerá dia 24 de novembro, no Auditório Ibirapuera. Para conhecer a lista completa de finalistas, acesse http://premiojabuti.com.br/finalistas-jabuti-2016/

Deixe uma resposta