Dia dos pais: leitura também é exemplo

O slogan é antigo, mas é verdadeiro: “não basta ser pai, tem que participar”. E a participação dos pais é fundamental para o desenvolvimento dos filhos em diversos aspectos: físico, mental, emocional e até intelectual, como mostra a recém-divulgada pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil – 4ª edição”.

Segundo o levantamento, realizado pelo Instituto Pró-Livro, com apoio da ABRELIVROS, CBL e SNEL, a figura do pai ou responsável foi quem mais influenciou 4% dos entrevistados ao hábito de leitura, atrás apenas dos professores e da figura materna.

4% pode parecer pouco, mas se pensarmos que o país tem mais de 200 milhões de habitantes, os números absolutos são consideráveis. E tudo torna-se mais considerável ainda se você pensar no seu filho ou na sua filha. para além da estatística, pais e mães querem o melhor para suas crianças.

E fazer o bem, dar um exemplo edificante ao mesmo tempo em que se pode desfrutar de um momento de prazer é ainda melhor. Foi  pensando nisso que a Ateliê criou uma lista de livros especial para cada tipo de pai. E, para comemorar o Dia dos Pais, os títulos recomendados estão com desconto. Então, não perca tempo. Identifique o seu tipo de pai e confira nossas sugestões de presente:

 

PAI INTELECTUAL

 

Poesia É Criação: Uma AntologiaPoesia É Criação: Uma Antologia

Poeta, ficcionista, dramaturgo, desenhista. Assim era um dos mais importantes artistas portugueses do século XX: múltiplo. José de Almada Negreiros (1893-1970) tem muito a mostrar aos leitores e, com esta antologia, a Ateliê Editorial traz ao público brasileiro uma importante amostra desse trabalho, recolhida pelos organizadores  Fernando Cabral Martins e Sílvia Laureano Costa.

 

 

 

E Fizerom Taes Maravilhas… – Histórias de Cavaleiros e Cavalariasfizerom maravilhas

De onde vem o gosto pelos romances ou novelas ou livros de cavalarias? Antes de tudo, de sua natureza fantasiosa – permeada de monstros, gigantes, fadas, castelos, animais estranhos, acontecimentos miraculosos, e de sua apologia do heroísmo guerreiro – com um exército de cavaleiros que, além de vassalos fiéis e imbatíveis, são em geral belos e perfeitos amantes. Mas esses ingredientes aliciantes, pura ficção, estão intrinsecamente plantados na História de seu tempo e são, por isso mesmo e como qualquer boa literatura, uma poderosa fonte de conhecimentos do Homem e da sociedade que o rodeia. Basta conferir a diversidade temática dos artigos reunidos neste livro.

 

PRIMEIRA CAPA REV LIVRO 5Livro n.5 – Revista do NELE

Uma revista para quem ama os livros e, ainda mais, ama ler sobre eles. A Revista do Núcleo de Estudos do Livro e da Edição (NELE) une textos de vários professores e pesquisadores que, em várias seções, apresentam o livro como objeto de estudo. Acervo e Arquivo, por exemplo, trazem ao conhecimento o que antes estava guardado.

 

 

 

PAI DESIGNER

Sobrecapa do livro "Capas de Santa Rosa"

Capas de Santa Rosa

Múltiplo, Tomás Santa Rosa dedicou-se a várias tarefas no campo das artes plásticas: executou pinturas e gravuras, criou capas, ilustrações e projetos gráficos para livros, revistas e jornais, elaborou cenários e figurinos para o teatro, projetou decoração para festejos de carnaval. Neste livro, porém, Luís Bueno destaca o que considera fundamental para o conhecimento da história da editoração e do design gráfico no Brasil: as capas criadas por Santa Rosa.

 

 

O Design do Livrodesign do livro

O maior desafio do designer de livros não é criar um objeto bonito, mas descobrir a melhor maneira de servir às palavras do autor. O premiado artista gráfico americano Richard Hendel e outros oito designers apresentam, neste volume, alguns de seus mais importantes projetos visuais. Hendel analisa a escolha do formato, a seleção dos tipos, a disposição da mancha, entre outros aspectos. Traduzida pela primeira vez para o português, esta obra é de grande valia aos profissionais do meio editorial.

 

 

capa produção gráficaProdução Gráfica para Designers

O que um designer gráfico precisa saber sobre os processos de impressão para poder realizar melhor seu trabalho, diminuindo as chances de erros? Foi para responder a essa pergunta que o designer gráfico Mark Gatter compilou seu vasto conhecimento na indústria gráfica, tanto nos EUA quanto na Inglaterra, no livro Production for Print, considerado uma referência quando o assunto é produção e design e traduzido pela Ateliê Editorial.

 

 

PAI FOTÓGRAFO

Fotografia & HistóriaCapa Fotografia 5ed.indd

A fotografia é um resíduo do passado, fonte histórica aberta a interpretações. Esse é o mote da análise interdisciplinar que Kossoy faz do processo de representação nos documentos visuais. Fotografia & História traz princípios de investigação e uma metodologia de análise crítica das fontes fotográficas, a partir de uma abordagem sociocultural. A obra, em edição revista e ampliada, é pioneira no país. Tornou-se referência importante para historiadores, cientistas sociais e estudiosos da comunicação.

 

 

idade media no cinemaA Idade Média no Cinema

Quais são os limites entre realidade e ficção nos filmes que retratam a cultura medieval? Os artigos deste livro trazem à tona essa questão e problematizam a verdade histórica do cinema. Os autores analisam diversos filmes sobre a Idade Média e concluem: toda obra trabalha com impressões do real, mas a avaliação do espectador determina a coerência do conjunto. Assim, tanto as intenções do diretor quanto as impressões do público contribuem para dar aquela dose de realismo necessária à fantasia.

 

A Imagem FriaUntitled-4

São da década de 1980 os oito filmes analisados pelo psicanalista Tales Ab’Sáber em seu livro de estreia. A proposta é discutir as relações entre o cinema feito em São Paulo e as questões culturais da Nova República. O autor leva em conta as noções de pós-modernismo, mercado e técnica, bem como os novos caminhos estéticos buscados pelos diretores da época. Pelo alcance da análise, a obra enriquece não só a reflexão sobre o cinema, mas o debate sobre os tropeços da produção cultural brasileira.

 

PAI BIBLIÓFILO

bibliomania_caixa_Page_1Bibliomania

“Escrever sobre livros é tarefa sem fim”, diz Marisa Midori Deacto na abertura de Bibliomania. No entanto, o material que ela e o autor Lincoln Secco produziram sobre o tema nos dois anos que escrevem para a Revista Brasileiros permitiu a criação de uma bela edição, com capa dura e projeto gráfico de Gustavo Piqueira. Os textos, de curto formato, falam sobre todo tipo de assunto, sendo o livro sempre o protagonista: das mudanças no mercado editorial, até sonhos, fé e razão.

 

 

Philobiblon ou O Amigo do LivroSem título-1

Publicada pela primeira vez em 1473, esta é considerada a primeira obra impressa sobre bibliofilia. Contém um minucioso tratado sobre técnicas de manuseio, guarda e respeito ao livro. Traz, além disso, uma autobiografia e um testamento. Traduzido diretamente do latim, em edição bilíngue, o texto expressa o amor que o autor dedicou a esses objetos do saber. Além de ser um documento histórico importante, a obra ensina o leitor a se tornar um amigo do livro.

 

casa da invençãoA Casa da Invenção

As novidades tecnológicas que surgiram no fim do século XX trouxeram novos desafios para a gestão da informação. Os acervos físicos perdem sua tradicional importância, uma vez que a internet facilita o acesso à produção simbólica. Então, o que o futuro reserva para o armazenamento de livros, a preservação de documentos e a difusão das ideias? Para Luís Milanesi, há uma resposta: mais do que guardar e emprestar livros, as bibliotecas devem se tornar espaços para discutir e criar conhecimento.

 

 

Gostou das sugestões? Então dá uma olhada em http://www.atelie.com.br/publicacoes/promocao/ Lá você vai ver que ainda tem muitos outros títulos com descontos incríveis!

 

Deixe uma resposta