| | | |

Raduan Nassar vence o Prêmio Camões 2016

Por Renata de Albuquerque

raduan-nassar-divulgação-ciadasletras

Raduan Nassar é o vencedor do Prêmio Camões 2016, um dos mais importantes prêmios literários do mundo. A premiação foi criada pelos governos de Brasil e Portugal na década de 1980 e é atribuído aos autores que tenham contribuído para o enriquecimento do patrimônio literário e cultural da língua portuguesa.

Raduan Nassar tem apenas três obras editadas em livro. Além da novela Um Copo de Cólera, publicou o romance Lavoura Arcaica e o conto Menina a Caminho. Apesar de pequena, sua obra é uma das mais interessantes e singulares da literatura nacional do século XX. Tanto assim que é objeto de diversos estudos  críticos, entre eles Porvir que Vem Antes de Tudo: Literatura e Cinema em Lavoura Arcaica, de Renato Tardivo. Ao atribuir o prêmio ao autor, o júri destacou “a extraordinária qualidade da sua linguagem e da força poética da sua prosa”.

Tanto Um Copo de Cólera quanto Lavoura Arcaica foram adaptados para o cinema. A adaptação do romance para o cinema deu origem ao livro Sobre o Filme Lavour’Arcaica

 

Deixe uma resposta