Esplendor do Barroco Luso-brasileiro

Benedito Lima de Toledo*

barroco

Em rítmico compasso, as incursões do autor por vasto patrimônio de colégios jesuíticos, conventos franciscanos e mosteiros beneditinos, em todo o Brasil, propiciam contributos novos para o melhor abalizamento dos primórdios da arquitetura luso-brasileira.

Objetiva o presente livro, produto de circunstanciado trabalho de pesquisa, oferecer ao leitor a oportunidade de ingressar e usufruir da riqueza desse universo, suas emoções e sua capacidade de surpreender e despertar inquietações.

São 429 imagens.  Há plantas e reproduções de esquemas e documentos, sendo que a maior parte do material distribuído ao longo de 365 páginas de Esplendor do Barroco Luso-brasileiro é constituída por documentação fotográfica devida a seu autor, o arquiteto Benedito Lima de Toledo.

Nascido com o Maneirismo, no fim do Renascimento, o Barroco conheceu manifestações em vários países da Europa, ganhando destaque em Portugal, notadamente em sua expressão rococó.

Uma obra que trata do Barroco obviamente não poderia deixar de dar o devido destaque a Antônio Francisco Lisboa – o Aleijadinho -, e sua diversificada produção na elaboração de riscos, na escultura em pedra sabão e na talha dos altares.  Deveria ter, pelo convívio com seu pai, sólidas noções da arte de construir.

Engenheiros militares engajados nas missões demarcatórias foram responsáveis por um apreciável acervo de obras.

Por mais de três séculos o Barroco traduziu as aspirações e as contradições da sociedade brasileira, ávida de encontrar seus próprios caminhos.  É a arte que dá expressão aos anseios da nação em sua longa busca de autoafirmação.

*Arquiteto formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e Professor Titular da História da Arquitetura na mesma instituição.Bolseiro da Fundação CalousteGulbenkian para estudo da arquitetura popular em Portugal. Membro da Academia Paulista de Letras (Cadeira 39).

Conheça outras obras do autor

Deixe uma resposta