A Outra Guerra do Fim do Mundo

Folha de S. Paulo | Guia da Folha – Livros Discos Filmes  | Pág. 19 28 de fevereiro de 2015
fffTexto enxuto, análise precisa, foco aberto para dar conta de avaliar as consequências da Guerra das Malvinas para a América do Sul. São essas as qualidades do livro do historiador Osvaldo Coggiola, professor da USP nascido na Argentina, país do qual se exilou durante a ditadura militar que perseguia militantes de esquerda como ele.

O autor não subscreve a tese corrente de que a ditadura caiu devido à derrota da Argentina, em 1982, diante dos britânicos. Para ele, o revés só acelerou o fim do regime, que perdera o apoio internacional e enfrentava forte oposição interna, turbinada pela crise econômica.

Coggiola também argumenta que a “nova esquerda” surgida no continente, com um discurso democrático, foi testada na Guerra das Malvinas, “quando propiciou uma atitude neutra no conflito”. O PT, depois de afastar as tendências revolucionárias, seria a expressão quase quimicamente “pura” dessa esquerda.

Veja aqui a obra A Outra Guerra do Fim do Mundo, de Osvaldo Coggiola, avaliado com três estrelas (pontuação máxima), pelo Guia da Folha – Livros Discos Filmes.

Deixe uma resposta