Todos Entoam – Ensaios, Conversas e Lembranças

Esse livro é um marco na carreira de um dos maiores nomes da música de São Paulo e reúne 22 ensaios e uma grande entrevista sobre a canção brasileira, com lembranças e comentários, desde sua infância e adolescência (décadas de 1950 e 1960), passando pelos tempos da Vanguarda Paulista, com o Grupo Rumo, até os dias de hoje.

13x21 - 20mm lombadaA Ateliê Editorial lança a segunda edição revista, ampliada e atualizada do livro Todos Entoam – Ensaios, Conversas e Lembranças. Escrita por Luiz Tatit, esta obra teve sua primeira edição, em 2007, pela Publifolha. Na presente edição, tanto a entrevista organizada por Arthur Nestrovski e dada a diversos interlocutores espalhados pelo mundo, como a autobiografia atualizada foram reproduzidas integralmente. Aos ensaios, foram incluídos mais seis, alguns dedicados à semiótica, outros, à canção.

Incentivado por Arthur Nestrovski, Luiz Tatit reuniu, neste livro, uma espécie de autobiografia artística e acadêmica escrita em 2001, e que vem atualizando até hoje. O livro traz uma série de ensaios e artigos produzidos desde a década de 1980, que se achavam dispersos em jornais, revistas e coletâneas, já àquela altura, pouco acessíveis. Arthur conduziu também uma ampla entrevista que Luiz Tatit concedeu por escrito a músicos, professores, poetas, ensaístas e artistas de diversos pontos do Brasil, e mesmo de outros países, sobre a linguagem da canção, suas criações e publicações nessa área, o projeto Rumo e as influências de São Paulo em sua trajetória cultural.

“Dois presentes de avô, um rádio de pilha aos dez anos e um violão aos doze, lançaram-me no mundo da canção e livraram-me em parte do tédio e dos temores da infância. Até então imaginava que a vida dividia-se em escola, que mais tarde desembocaria numa profissão, e futebol, que bem logo, segundo os adultos, cederia lugar a coisas mais importantes. Nada mais.” (Trecho inicial do livro)

Luiz Tatit é professor Titular do Departamento de Linguistica da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e autor dos livros Semiótica da Canção: Melodia e Letra, O Cancionista: Composição de Canções no Brasil, Musicando a Semiótica: Ensaios, e pela Ateliê Editorial, além deste, já publicou Análise Semiótica Através das Letras, O Século da Canção, Elos de Melodia e Letra, este em colaboração com Ivã Carlos Lopes, e Semiótica à Luz de Guimarães Rosa. Em sua atividade como músico, lançou seis discos com o Grupo Rumo e, posteriormente os álbuns-solo Felicidade, O Meio, Ouvidos Uni-vos e Rodopio, todos pelo selo Dabliú. Junto com José Miguel Wisnik e Arthur Nestrovski, lançou o DVD O Fim da Canção, e, junto com Arrigo Barnabé e Lívia Nestrovski, o álbum De Nada Mais a Algo Além.

Saiba mais sobre a obra Todos Entoam – Ensaios, Conversas e Lembranças no site da Ateliê. Participe também do evento de lançamento da obra.

 

 

Deixe uma resposta