Eça de Queiroz: Uma Biografia


Publicada em Portugal em 2009, obra recebeu dois importantes prêmios literários, o Grande Prêmio da Literatura Biográfica, da Associação Portuguesa de Escritores e o Prêmio Jacinto do Prado Coelho, da Associação Portuguesa de Críticos

16x23 - 35mm lombadaA Ateliê Editorial e a Editora Unicamp lançam Eça de Queiroz. Uma Biografia. Escrito por A. Campos Matos, arquiteto de formação e especialista nos estudos queirozianos, este livro se destaca como a mais completa biografia de Eça de Queiroz já publicada. Editada em Portugal, revista e ampliada pelo autor para essa edição brasileira, a obra, além das informações sobre a vida de Eça, traz também vasta e preciosa iconografia; e apresenta reflexões críticas que permitem uma visão aprofundada do percurso ideológico do escritor português, da repercussão da sua obra e da sua figura pública entre os contemporâneos. Nessa biografia há ainda uma lista das principais obras do autor de A Cidade e as Serras, acompanhada de resumo do enredo e opiniões críticas.

Escrito inicialmente para o público francês, a obra foi publicada em Paris, de forma simplificada e com o título Vie et Oeuvre d’Eça. Para a edição portuguesa, publicada em 2009, na cidade do Porto, o texto foi ampliado, mantendo, todavia a sua estrutura.  Para essa edição brasileira, publicada pela Ateliê e a Editora Unicamp, a obra foi revista e aumentada, o autor introduziu alguns complementos aos retratos psicológicos de Eça e de Emília de Castro, sua mulher; trouxe novos elementos a cerca do período obscuro do Colégio da Lapa, no Porto; fez uma revisão da cronologia, a mais completa até agora; entre outras atualizações.

Essa biografia apresenta no gênero uma concepção nova que diz respeito à ordenação de temas essenciais tratados independentemente e uma segunda novidade, a de transcrever sistematicamente a crítica dos melhores comentadores nacionais e estrangeiros. Como se pode ler na edição portuguesa “a metodologia adotada nesta biografia baseia-se numa seleção ampla e criteriosa de documentos e de comentários e de uma cautelosa interpretação dos mesmos, que são, em suma, exigências fundamentais do historiador”. Seu autor supõe que “sendo Eça de Queiroz um importante elo cultural entre Portugal e Brasil, esta obra concorrerá para o reforço desse elo”.

Alfredo Campos Matos é arquiteto de formação e se destaca nos estudos sobre Eça de Queiroz. Em 1976 publicou Imagens do Portugal Queiroziano, em que retrata os locais reais onde se passam as narrativas ficcionais de Eça.  Em 1988 lançou o Dicionário de Eça de Queiroz, volume que contou com a colaboração de muitos especialistas. Transcreveu, anotou e organizou em 1994 a edição da correspondência inédita de Emília de Castro para o marido, trabalho que, junto a Cartas de Amor de Anna Conover e Mollie Bidwell para José Maria Eça de Queiroz, de 1999, vieram abrir novas perspectivas quanto à vida do escritor, desvendando facetas de Eça que as biografias tradicionais não tinham ainda mostrado. A pedido do Instituto Camões, por ocasião do centenário da morte do escritor de A Cidade e as Serras, produziu uma exposição itinerante intitulada “Eça de Queirós – Marcos Biográficos e Literários (1845-1900)” com o respectivo catálogo, e escreveu o guia do vídeo-filme “Eça de Queiroz, Realidade e Ficção”. Ainda publicou Eça de Queiroz – Fotobiografia, que recebeu, em 2008, Menção Honrosa do Grêmio Literário de Lisboa.

Acesse o livro na loja virtual da AteliêEça de Queiroz: Uma Biografia

Deixe uma resposta