|

Livros em debate

Simpósio Internacional "Livros e Universidades"
Simpósio Internacional “Livros e Universidades” será o maior encontro internacional de especialistas do mundo editorial e acadêmico já realizado no Brasil. Entre eles, representantes das Universidades de Cambridge, Yale, Leipzig, Buenos Aires e Sapienza di Roma, entre outras.
.
Pesquisadores do livro e especialistas do meio editorial e acadêmico do Brasil, Américas e Europa reúnem-se de 5 a 8 de novembro, em São Paulo, no Simpósio Internacional Livros e Universidades, que acontece no auditório da Biblioteca Mindlin, na Universidade de São Paulo (USP). O encontro, gratuito e aberto ao público, cobrirá o amplo universo do livro, da edição ao mercado, da diversidade de conteúdos às novas plataformas, da produção à formação de público.
“Será uma oportunidade para refletir sobre a história do livro e do conhecimento”, explica Marisa Midori Deaecto, curadora do Simpósio, que o dividiu em três eixos temáticos: Editores (reunindo editores de universidades do Brasil, Américas e Europa), Formadores (destinado a formar profissionais na área editorial) e Pesquisadores do livro (acadêmicos renomados no campo da História do livro e da leitura).
O eixo dos Editores contará com representantes das universidades de Cambridge, Oxford, Harvard, Yale, Chicago e Califórnia, e das universidades brasileiras USP, Unicamp, UERJ, UFMG, UFSC e UFPA, além dos presidentes das associações de imprensas universitárias do Brasil, dos Estados Unidos, da Europa, da América Latina e do Caribe.
Entre os Formadores destacam-se especialistas das universidades alemãs Joahnnes-Gutenberg e Leipzig, da canadense Sherbrook, da Universidade de New York e da francesa Arts e Métiers du Livre, de Paris, além das brasileiras USP e UERJ.
Já a História do livro e da leitura reunirá pesquisadores brasileiros e de mais 11 países: Estados Unidos, Canadá, Argentina, México, Inglaterra, França, Alemanha, Portugal, Espanha, Itália e Hungria. Os temas vão desde a Conglomeração e Monopólio nas Mídias, a ser apresentado por André Schiffrin (The New Press, NY), autor de O negócio dos livros e de O dinheiro e as palavras, até a polêmica que envolve os e-books, apresentada pelo alemão Andreas Degkwitz (Humboldt-Universität zu Berlin), em Livros, Bytes ou Ambos. Veja a programação completa em www.edusp.usp.br.
O Simpósio Internacional Livros e Universidades é promovido pela Edusp, com apoio do Núcleo de Estudos do Livro e da Edição (NELE) e da Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, e integra as comemorações dos 50 anos da Editora da Universidade de São Paulo.
.
Informações: Fabio Rigobelo [email protected] / Leonardo Neto [email protected]
.

2 Comentários


  1. Parabéns pela iniciativa. Destaco a organização e a curadoria da profa. Marisa Midori Deaecto que está espetacular !

Deixe uma resposta