Ética e Educação, de Nílson José Machado

Livro traz coletânea de 256 microensaios sobre os temas e apresenta um elenco de ideias relevantes para reflexão e debate

.
Nílson José MachadoDuas razões motivaram Nílson José Machado a escrever Ética e Educação. Em primeiro lugar, esses temas estão no centro das atenções, em todos os países que buscam um desenvolvimento consciente, tendo as pessoas como valor final de todos os valores. Em segundo, vivemos uma abundância de informações e análises a respeito de qualquer fato, mas carecemos de sínteses norteadoras, sem as quais as ideias mais bem recebidas podem permanecer inócuas. Cada um dos microensaios reunidos neste livro representa um esforço de síntese na construção do significado das ações humanas, que é o fim último da Educação. A leitura pode iniciar-se em qualquer um deles; apesar disso, foram formados quatro blocos de 64 textos que dialogam mais diretamente entre si. Dois deles tratam das ideias de pessoalidade e cidadania e os outros dois de didática e epistemologia.
.
Ética e Educação são temas candentes que se entrelaçam e se alimentam mutuamente. No cerne de ambos encontram-se as ideias de conhecimento e valor. Um mapeamento de questões relativas a tais temas é apresentado pelo autor, em busca de uma perspectiva crítica ao alcance de educadores e de cidadãos em geral. Iguais como cidadãos, somos diferentes como pessoas, e não buscamos a escola para esquecer tais diferenças: metade dos microensaios reunidos examina tal fato. A outra metade trata de explicitar como o modo de pensar sobre o conhecimento influencia decididamente as ações educacionais, ou seja, como a epistemologia interfere diretamente na didática. Numa época marcada pelo excesso de informações e análises, optou-se, aqui, por uma forma sintética de apresentação das reflexões. Acesse o livro na Loja Virtual

Nílson José Machado é Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Leciona na USP desde 1972, inicialmente no Instituto de Matemática e Estatística. No biênio 1993-1994, foi Professor Visitante do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, no Programa Educação para a Cidadania. Foi Chefe do Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada da FEUSP ao longo de quatro mandatos.
.

Deixe uma resposta