Professor Aziz Ab’Sáber falece aos 87 anos

É com muita tristeza que informamos que Aziz Ab’Sáber, um dos maiores estudiosos de biodiversidade do Brasil, faleceu hoje pela manhã.

A Ateliê Editorial expressa suas condolências à família e lamenta profundamente a perda de uma pessoa ímpar e exemplo de caráter, perseverança, dedicação e preocupação com o desenvolvimento e preservação de toda a biodiversidade brasileira. Temos orgulho de podermos ter trabalhado com Aziz Ab’Sáber e publicado alguns de seus mais importantes trabalhos.

Abaixo, mais informações, extraídas da Folha:

Silva Júnior/Folhapress

Aziz Nacib Ab’Sáber, pesquisador da USP e um dos maiores especialistas em geografia física do país, bem como uma voz ativa nos debates sobre biodiversidade e preservação ambiental, morreu na manhã desta sexta-feira, às 10h20, em São Paulo. Ele tinha 87 anos.

A informação foi dada pela SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), instituição que Ab’Sáber presidiu de 1993 a 1995 e da qual era presidente de honra e conselheiro.

Segundo informações do departamento de geografia da USP, Ab’Sáber morreu em casa. A causa da morte ainda não foi identificada. Não há, por enquanto, informações sobre o velório do geógrafo.

Ab’Sáber nasceu em São Luís do Paraitinga (SP) em 24 de outubro de 1924. Seu pai era libanês.

.

Biografia

Aziz Ab’Sáber foi um dos mais importantes nomes das ciências no Brasil. Sua extensa obra é resultado de trabalhos de campo feitos no país todo. Essas pesquisas contribuíram para diversas áreas do saber, como a geografia, a geo logia e a arqueologia. Destaca-se sua produção acadêmica sobre meio ambiente, que o torna a maior autoridade em ecologia no país. Professor titular aposentado do Departamento de Geografia da USP, está também ligado ao Instituto de Estudos Avançados da mesma universidade.

Deixe uma resposta