O Pai de Max Bauer e Outros Contos – Marcos Rodrigues

O Pai de Max Bauer e Outros ContosLançamento da Ateliê Editorial e da revista Brasileiros reúne narrativas curtas de Marcos Rodrigues publicadas mensalmente na revista

Desde outubro de 2008, Marcos Rodrigues vem colaborando com a revista Brasileiros e traz sempre o seu olhar arguto sobre situações cotidianas. Na divisa entre o registro irreverente da crônica e a magia sintética do conto, suas narrativas, com espaço pré-definido de uma página, convidam o leitor a refletir sobre a mágica de algumas experiências aparentemente ordinárias, como no conto Um Grande Circo. “[…] as coisas do circo encantam porque são metáforas significativas para todos nós […] Quem já não enfiou a cabeça na boca do leão? Quem já não se sentiu alçado em voo incerto? Quem já não foi aparado por um braço forte? Quem já não caminhou no arame? Quem não empilha coisas sobre a cabeça? Quem não se sentiu como leão domado contido por chicote?”

As narrativas de Marcos Rodrigues revelam o amor, a amizade, a inveja, a sensação de perda, o desalento, o medo da morte, a generosidade, a luxúria e o papel da memória nas relações humanas no mundo contemporâneo. O contador de histórias, que também é personagem, é bom observador do que se passa à sua volta, e dono de um senso de humor surpreendente, às vezes tendendo para a ironia ou muito próximo da sátira, como nos contos Lata 83, Uma Bobagem, Lambanças e Sasta. Marcos Rodrigues tem uma maneira rara de observar e descrever o mundo. Para Ricardo Kotscho, “Marcos Rodrigues escreve como quem fala e tem um texto bom de ler que nos faz sentir e pensar”, e acrescenta: “Se eu fosse você, não deixaria de ler uma única linha deste livro”.

Marcos Rodrigues é PhD pela Universidade de Cambridge. Foi Professor Titular da USP e consultor da ONU. É autor do livro de contos Choro de Homem (Ateliê Editorial, 2001) e um dos vencedores do concurso de contos 50 Anos de Bossa Nova, do jornal O Estado de S. Paulo. Desde 2008, escreve “Pequenos Contos” regularmente na Revista Brasileiros.

Deixe uma resposta